segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Limpando o coração.

Como são agradáveis aos ouvidos as palavras proferidas por aqueles que se dizem seguidores do Cristo e de seus ensinamentos.

Ao olharmos para esses homens e mulheres que parecem espelhar, em si mesmos, a quase perfeição a que todos anelamos e ouvi-los falar acerca das verdades divinas, sentimo-nos tão pequenos e distantes de tudo aquilo que nos ensinam, porque em nosso interior sabemos que não somos o que eles desejam que sejamos e que parecem ser, apesar de sabermos também que nem sempre aquilo que procuram apresentar diante de nossos olhos são a realidade de suas vidas.

Falamos isso e nos colocamos na mesma situação. Não nos esquivamos da responsabilidade a que todos temos diante do Senhor. Ele conhece o interior de cada um de nós e busca meios de nos ajudar a viver integralmente os seus ensinamentos.

A vida do homem é constituída de uma porção interior e outra exterior. Na interior residem os nossos pensamentos, as emoções e só pode ser perscrutada e conhecida por nós mesmos e pelo Senhor que a tudo e a todos conhece na intimidade; e a exterior que é aquela a quem todos que nos conhecem têm acesso e não raras vezes é por ela que somos analisados.

Se nos apresentamos como pessoas sérias, sábias e confiáveis, os que nos cercam, dificilmente duvidarão daquilo que falamos, pois nos conhecem superficialmente e o quadro que visualizam é o que lhes apresentamos.
Jesus disse que devemos primeiramente limpar o interior do copo para que automaticamente o exterior também se torne limpo.

Disse Jesus: “Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo!” (Mt 23.26)

É do nosso interior que brotam os bons e os maus pensamentos que se tornam em atitudes que edificam ou destroem as nossas vidas e a dos que nos cercam.

Embora possa parecer simples, esse trabalho de limpeza interior não é tão fácil como parece, pois envolve uma atitude austera em relação a nós mesmos. De nada nos adianta conhecer os ensinamentos que Jesus nos legou se não os praticarmos. Seremos fatalmente comparados aos fariseus repreendidos por Jesus.
Tornar-se membro de um grupo religioso e aceitar seus ditames é tarefa das mais cômodas, mas o que realmente importa é fazer com que esses ensinamentos se transformem em realizações concretas que auxiliem não apenas a nós mesmos, mas a todos que convivem ou compartilham a existência conosco.
Quando, apesar de nossas imperfeições, procuramos viver aquilo que pregamos, nosso testemunho cristão fará com que outros procurem realizar as mesmas obras e aí sim estaremos demonstrando o quanto amamos a Jesus e a Ele somos gratos.
Palavras esmeradas e oratórias rebuscadas e convincentes só se transformam em vida quando praticadas por aquele que as apresenta. Quando inquirido acerca da necessidade de possuir uma carta de recomendação para falar aos coríntios que haviam abraçado a pregação do Evangelho de Jesus, o apóstolo Paulo simplesmente disse: “Começamos, porventura, outra vez a recomendar-nos a nós mesmos? Ou temos necessidade, como alguns, de cartas de recomendação para vós outros ou de vós? Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.” (2Co 3.1-3)
Infelizmente o quadro que vemos hoje está distante dessa realidade.
Fala-se muito e bonito, mas vive-se pouco o verdadeiro Evangelho de Cristo, e esse pouco, ainda assim é um tenebroso testemunho que tem, espiritualmente, destruído muito mais que edificado vidas.
Mas cremos em um Deus amoroso e misericordioso, que está sempre com os braços abertos, aguardando o momento de nos posicionarmos para viver uma vida que espelhe tudo aquilo que temos em nosso interior e que produza vida em todos aqueles nos cercam.
Que o Senhor nos conceda a coragem de olharmos para dentro de nós mesmos, identificando com sinceridade o que necessitamos mudar e nos dê a força que precisamos para promover a tão necessária limpeza que nos ajudará a viver uma vida plena na presença Senhor.
Sempre juntos em Jesus.

A.Carlos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...