domingo, 21 de março de 2010

“O EVANGELHO DE SÃO SIMÃO”

Alguns podem estranhar o título, porém não se trata de mais um livro apócrifo recém descoberto não; é uma referência a um personagem citado no livro de Atos dos Apóstolos, cap.8, onde existe a narrativa de um certo Simão- que antes de sua conversão, praticava a “arte da magia” e com esta havia iludido muitas pessoas (se achava o máximo porque conseguia enganar as pessoas – versos 9 e 11).
Com a pregação do evangelho pelos apóstolos, a Bíblia nos diz que o próprio Simão creu na Palavra – verso 13, sendo inclusive aceito na igreja através do batismo e mais ainda, abandonou o que fazia e passou a caminhar com os discípulos do Senhor.
Que mudança maravilhosa, que conversão tremenda!
Paremos um pouco agora para imaginarmos: - “como era a mensagem que Simão pregava às pessoas que dele se aproximavam? Ex-mágico, agora convertido ao Senhor Jesus...”Se contextualizarmos a situação, não seria mesmo assim as manchetes nas igrejas? “EX-MÁGICO, AGORA O MÁGICO DE JESUS” estará aqui nesta noite para contar seu testemunho maravilhoso.É o que vemos: ex-bailarina do Chacrinha; ex-cantor sertanejo; ex-bruxo; ex-jogador de futebol...”ex” para todos os gostos”; sobem nos púlpitos e muitos levam platéias ao delírio contando suas mazelas do tempo de pecado, é glória pra todo lado que se ouve na igreja.
Pessoas ainda desesperadas, muitas nem sequer convertidas verdadeiramente ou em muita confusão porque as igrejas de hoje em dia estão deixando de lado o ensino para se atirarem de corpo e alma “nas estratégias de crescimento”, custe o que custar e o mais rápido possível!
O que vemos?
Vemos o mesmo que aconteceu com Simão, narrado no texto nos versos 18 a 24, onde, vendo o Poder de Deus sendo derramado e o Espírito Santo enchendo os corações das pessoas, ofereceu dinheiro aos apóstolos para “comprar” ou exercer o mesmo poder e autoridade.
Quanta confusão na cabeça do Simão! Será que ele estava realmente convertido de seu passado terrível de pecado? Será que ele era mais um dos que pensam que evangelho é para promoção pessoal e enriquecimento fácil? O que será que passava pela cabeça de Simão?Ainda bem que os discípulos de Jesus não eram iguais a muitos pastores de hoje em dia, senão se aproveitariam do Simão também para angariar recursos para suas igrejas, para fazerem belas campanhas utilizando o nome do “ex-mágico” para atrair as pessoas. “É só para atrair as pessoas, depois nós falamos do evangelho para elas aqui na igreja!”Engraçado, não sabia que nós crentes, para ganharmos vidas para o Senhor temos de lançar mão de propaganda enganosa também! Venha, grande noite de curas e milagres, nesta noite, com fulano de tal...” Engraçado, é naquela noite, com fulano de tal, tem que acontecer, senão...
O Senhor vai se ver com eles, porque eles determinam: é naquela noite... tem que ser... é seminário de multiplicação, você vai alcançar “x” almas para o Senhor, é a meta, depois do seminário você vai vê em sua igreja... Parece meta de vendas, aliás, quem fez curso de vendas e marketing sabe que é por aí mesmo!
Creio que o evangelho de Simão está presente nas igrejas de hoje em dia, muito mais do que podemos imaginar; o verdadeiro evangelho, sério e bíblico, está cada vez menos sendo pregado, é substituído a cada dia por arraiais cristãos (incluindo nós, batistas nacionais), ninguém quer perder mais tempo orando, levando folhetos, ensinando a Palavra como ela é e buscando que haja mudança de vida nas pessoas; muitos imaginam que no poder do Senhor pode ser comprado (num seminário de igrejas de poder, ou do fogo renovador, ou com o poderoso irmão dos EUA, ou o grande evangelista fulano de tal, ou com estratégias que levam à regressão, traumas do passado, retiros absurdos onde lavagens cerebrais são realizadas... pessoas saem com medo de DEUS e não convertidas a ELE), enfim, onde iremos parar?
Jesus afirma em seu sermão final (Mt 24 e 25) que o maior sinal do final dos tempos seria a multiplicação dos falsos mestres e falsos doutores... pastores... etc. Não é o que estamos assistindo nestes dias? Um cria a igreja !só para os jovens”, outro, a igreja que tem “poder”, nenhuma outra tem, só a dele; outro cria a igreja dos pó stars – das celebridades... antigamente (e biblicamente) igreja era para família toda – pais e filhos servindo ao Senhor da seara juntos, num pic-nic juntos, famílias inteiras servindo ao Mestre!
Será que temos coragem de colocar um artigo destes em nosso jornal da CBN? Ou vai ofender alguns que estão gostando destas práticas e se aproveitam delas para encher suas congregações com pessoas cada vez mais vazias?
Só o Senhor é DEUS, que Ele tenha misericórdia de nós!
Pr. Omar Bianchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...