quinta-feira, 23 de agosto de 2018

COMUNHÃO - Você consegue!!!


“Se teu irmão pecar contra ti, vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18.15-22)

O homem é um ser social e não pode viver isoladamente.
Como verificamos no texto da Palavra de Deus que transcrevemos acima, é necessário nos reconciliarmos com nossos irmãos, Porém, mais importante do que nos reconciliarmos é evitarmos que haja o rompimento das relações amigáveis entre os membros de uma família, comunidade, igreja, trabalho, escola, etc.
Este texto é maravilhoso, mas gostaríamos de comentar não sobre a reconciliação, mas sobre a comunhão, pois a partir do momento em que houver realmente comunhão em nossas vidas não haverá rompimento de relações e assim não precisaremos nos reconciliar com o nosso irmão.

Somos chamados a viver em comunhão


“Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.” (I Co 1.9,10)Comunhão com o nosso irmão.
Vivemos um período impar na história da humanidade: nunca estivemos tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes uns dos outros.
A globalização interligou os povos e hoje tomamos conhecimento do que acontece em uma parte do planeta quase que imediatamente. Infelizmente até mesmo algumas guerras puderam ser presenciadas nas telas de nossos televisores, computadores e smartphones.
A internet tem sido um veículo fantástico para essa aproximação entre as pessoas.
Não são poucos os que, utilizando-se dessa ferramenta, localizaram amigos que há tanto tempo não viam e puderam restabelecer a velha amizade perdida muitas vezes em razão da distancia que os separavam, e muito embora nem sempre o contato seja pessoal, já dá para matar a saudades virtualmente, através do Facebook, Whatsapp, Skype . Sem dúvida esse foi um grande avanço tecnológico.
Mas ao mesmo tempo em que o homem alcançou toda essa tecnologia, tornou-se também mais egoísta e mais fechado em si mesmo.
Os diálogos familiares são cada vez mais esporádicos e não são poucos os pais que “nem vêem o crescimento de seus filhos”, ou mesmo filhos que não presenciam o envelhecimento de seus pais.
Quantos de nós nos sentimos estranhos em nossos próprios lares.
As conversas ao redor das mesas de refeições deram lugar para os bate-papos virtuais com os amigos e a convivência doméstica perdeu seu elo principal: a comunhão entre seus membros.
Todos nós necessitamos trocar experiências e principalmente amor.
Amor. Talvez essa seja a palavra mais vulgarizada nos dias de hoje. O sentimento puro que ele representa perdeu-se nas noites do tempo. Apesar de muitos até dizerem que se amam isso em muitos casos não passa de expressar palavras sem analisar seu sentido. É como se saísse automaticamente dos lábios de quem as profere.
O mesmo que diz amar o seu semelhante é capaz de, num ataque repentino de ciúme, matá-lo em nome de um amor que na verdade deve ser traduzido por ego ferido.
Disse João: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.” (I João 4.20,21).
Somos chamados por Deus a vivermos em comunhão com Ele e se assim o desejamos é necessário que aprendamos a ter comunhão também como nosso próximo.

Cristo deixa impressão em nossa vida

“Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus.” (Atos 4.13)
Não é a cultura acadêmica que adquirimos ao longo dos anos que determina o quão estreita é a nossa comunhão com Cristo e sim a impressão que Ele deixa em nossas vidas.
Pedro e João eram homens iletrados, mas a maneira como se comportavam era um sinal evidente de que eles haviam, de fato, andado com Jesus.

Que impressão Cristo tem deixado em nossas vidas?

Quando as pessoas olham para nós vêem a figura de Cristo espelhada em nossas atitudes ou simplesmente passamos despercebidos de todos? Somos como crentes “agentes secretos” que precisam ocultar sua verdadeira identidade para se misturarem na multidão?
Quando vemos nosso semelhante abandonado por todos, olhamos para ele com olhar de amor e desejo de ajudar e procuramos exteriorizar esse desejo, ou simplesmente passamos para o outro lado da rua e procuramos disfarçar como se ele não existisse?
A impressão que devemos deixar à nossa volta de que de fato andamos com Jesus não é exteriorizada através de roupas e costumes e doutrinas humanas ou demonstrações de beatitude como faziam os fariseus da época de Jesus, mas através de uma vida compromissada com a Verdade da Palavra de Deus e com o amor ao nosso próximo, e uma forma de demonstrar esse amor é testemunhando de Cristo.

O testemunho ajuda na comunhão


“O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.” (I João 1.1-3)
Temos testemunhado do amor de Deus na pessoa de Jesus Cristo ou simplesmente “oramos” para que o Senhor envie alguém, não a nós mesmos, para pregar as boas novas aos nossos semelhantes, esquecendo de que o mais próximo de nosso próximo somos nós mesmos?
Quanto mais falamos a respeito de Cristo e de nossas experiências com Ele, mais desejamos a Sua presença e isso se reflete na nossa vida diária e através de nosso exemplo outras vidas também poderão ser alcançadas.
Devemos testemunhar sempre de Cristo, em qualquer oportunidade, lembrando sempre da “urgência da mensagem”, ou seja, a pessoa a quem você irá falar do amor de Jesus poderá morrer a qualquer momento e o que será dela se não reconhecê-lO como Salvador pessoal de sua alma? Pense nisso antes de perder uma oportunidade de falar do amor e da Salvação que há em Jesus Cristo.

Se procurarmos ter uma vida de comunhão com nossos irmãos, compreendendo suas dificuldades e também entendendo nossas limitações estaremos dando um grande passo para que a vida à nossa volta seja cada dia melhor, e lembre-se de que, muito embora você se ache incapaz de mudar o mundo, você pode começar mudando a si mesmo e dessa forma começará a construir um mundo melhor à sua volta e isso poderá contagiar outros a fazerem o mesmo.
Que o amor de Jesus que nunca nos faltou continue nos alcançando e nos ajude a termos um compromisso de amor para com nossos irmãos.
Que a nossa comunhão possa mostrar ao mundo que espelhamos o amor e a comunhão que dEle recebemos.
A.Carlos

10 comentários:

  1. Olá amado Procurando os Perdidos, receba minha indicação pelo seu blog!
    O que é?:
    Este é o "Prêmio Dardos" que dá a cada blogueiro o reconhecimento de seu valor, esforço, ajuda, transmissão de conhecimento, todos os dias.
    Regras:
    1. Você terá que aceitar o award e colocar em seu blog, juntamente com o nome da pessoa que lhe deu o prêmio e o link do seu blog

    ResponderExcluir
  2. Prezamado Antonio Carlos,

    A paz do Senhor!

    Matéria com a simplicidade de um coração envolvido com o melhor para o coração do homem, que se desespera em busca de novidades e heresias.

    O oração do home deve estar submetido ao SEnhor para poder entender o quão maravilhoso significa o evangelho pregado com sabedoria e conhecimento.

    Obs.: Serei antipático neste momento, mas é importante não se envolver com estes prêmios, selinhos etc, que são desnecessários ou possuem algum interesse escondido. Receba as considerações do Mestre, e de mais ninguém!

    O Senhor seja contigo!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com
    www.editoresapologeticos.com

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz pr Newton!
    Obrigado pelo seu comentário e conselho. Tenho procurado não me envolver com esses prêmios e selos que muitas vezes são enviados mais para divulgação dos blogs que iniciaram a sua distribuição do que propriamente "premiar" os blogs que são indicados.
    Na nossa simplicidade o Senhor tem nos abençoado com testemunhos vivos de conversão através dos blogs e dos folhetos que distribuimos, e isso é o que realmente merece glorificação, não a nós, mas ao Senhor.
    Quando passamos a seguir um blog o fazemos porque temos interesse no mesmo, quer seja em relação aos textos ali expostos ou uma oportunidade de evangelizar. Também não adotamos o lema: "seguir para ser seguido" tão comum a muitos "blogueiros".
    Que o Senhor continue te abençoando hoje e sempre, dando sabedoria e entendimento em todas as coisas.
    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  4. Antonio Carlos. Seus posts são sempre muito bons, por serem doutrinadores. Aprendemos muito neste seu espaço. Impressiona-me substancialmente, o seu comprometimento com os textos, as pessoas e a sua missão nesta vida.
    Obrigada por sua gentileza de estar sempre comparecendo e opinando em nossos espaços.
    Quanto aos selinhos, se me permite opinar, acho que deve aceitá-los. Esta é uma brincadeira entre os blogueiros. Nada que possa comprometer a moral de uma pessoal. Além do mais, penso que você já tem desenvolvimento moral e espiritual suficiente para não se deixar envolver por vaidade e orgulho. Desculpe-me a intromissão.
    Abraços fraternos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Antonio Carlos, agora sim, estou de sguidora. Eu costumo dizer, que onde se fala de Jesus, estou dentro. Ele, meu irmão, meu amigo e companheiro, refúgio e alegria em todas as horas da minha vida. Não me envergonho do que sinto, nem daquilo em que acredito. Não é fácil ser criticada, ninguém gosta. Mas fazer o quê, né? Não negarei minhas crenças pela terceira vez.... antes do galo cantar.

    ResponderExcluir
  6. Paz querida irmã Maria José!
    É sempre uma bênção receber sua visita em nossos blogs e ficamos ainda mais felizes quando vc participa através de seus comentários, sempre enriquecedores e gentis a nosso respeito.
    Prometo repensar a respeito dos selos, pois assim como fiz um comentário em um post sobre o tema "selos", nem todos os que nos oferecem o fazem no desejo de divulgarem seus espaços e sim porque nos querem bem mesmo.
    Visitar seu espaço é sempre um prazer pelos textos inteligentes que disponibiliza.
    Que o Senhor a abençoe em todas as coisas.
    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  7. Paz querida irmã Walkyria!
    Foi um prazer ter visitado seu blog e ter você aqui conosco.Enriqueça-o tecendo seus comentários.
    Que o Senhor a abençoe hj e sempre e te conduza em triunfo.
    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  8. Antonio vim conhecer o teu blog, chamada pelo nome "procurando os perdidos", fiquei curiosa e confesso que gostei muito.
    Tenhas um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. Antonio Carlos ,irmão fiel nosso no Cristo irmão ,obrigada pelo retalho que colocou na nossa colcha doadora e receptora de esclarecimentos acolhedores ,aos que ainda se encontram em escuridão aparente e certamente transitória,uma vez que nada é permanente neste plano físico.
    Adorei esta postagem do perdão e não consigo ainda entender o porque temos tantas dificuldades em aceitar esta regrinha basica de amor e liberdade que conrroem nossa alma de tormentos desnecessarios ,quando nos mantemos acorrentados aos ressentimentos que de nada nos valerão.
    Gosto muito desta troca de idéias entre os blogs e quando entramos em uma blogosfera ,devemos estar aptos a DAR e RECEBER ,sem acreditar que nada precisamos do outro ,pois Deus nos completa ,uma vez que conforme sua postagem acima declara ,segundo palavras de Jesus "Onde estiver um ou mais em meu nome ali estarei " com certeza que o mestre querido não quis dizer que quando um sozinho estivesse ele não estaria ,pois assim seria um irmão não tão verdadeiro,uma vez que nem todas as criaturas conseguem estar juntas ,por determinadas situações que não preciso aqui declarar.
    Acredito mais ,é que este irmão querido ,quis incentivar-nos a nos manter unidos a outros irmaos ,sendo esta a melhor maneira de aprendizado em trocas coletivas, uma vez que UM SÓ NADA FAZ É O CONJUNTO QUEM OPERA.
    Tenho certeza no entendimento seu ,pela inteligencia já mostrada, tanto neste seu espaço divino como nos comentários que são verdadeiras sementes de amor que voce planta nos canteiros por onde passa.
    Falo isso por mim e tenho certeza absoluta que tambem nossos irmãos blogueiros concordam com isto ,pois se alguem o procura com mimos por interesse ,qual o problema de ajuda-lo?Se ele está precisando de nosso espaço para divulgação ,vamos estender nossa mão ,isto tambem é caridade , objetivo principal na nossa vida para nossa evolução .
    Se ele está agindo de má fé ,o problema não é nosso ,mas sim de quem está fazendo, ele somente passará a ser nosso, quando fizermos isto tambem ,o que não é seu caso ,devido seu carater moral bem explícito deixado á nós através da seriedade deste espaço e como um verdadeiro cristão ,voce conhece melhor do que ninguem AS LEIS MORAIS que regem nosso Universo.
    Espero ter me feito entendida e muito agradecida fico com sua visita no nosso espaço e seu material já está sendo distribuido em nossa rede virtual e muitos elogios tem sido devolvidos quanto ao material ,não só de irmaos espiritas ,como de diversas outras religiões que seguem o Cristo Irmão.
    Isto sim é integração ,que parte de uma reunião de blogueiros para fazer a verdadeira união entre seareiros do bem.
    Deixei um agradecimento pra voce no nosso espaço ao comentário deixado e muito bem aproveitado para o momento ,em que o planeta passa por uma transição importante
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  10. Querida irmã JR!
    Obrigado pelo comentário enriquecedor e com certeza só veio acrescentarqualidade ao post que fizemos.
    Você tem toda razão quando diz que mesmo estando só o Senhor atende a oração do coração solitário, pois erroneamente, alguns interpretam esse versículo como sendo necessário que hajam 2 ou mais pessoas para que Ele atenda as suas orações,pois não analisam o seu contexto, mas o texto fala na verdade no ministério da Reconciliação, explicando que onde estiverem duas ou mais pessoas se reconciliando Ele estará no meio delas abençoando o gesto a que se propuseram.
    Tenho deixado claro nas postagens que fazemos nos três blogs que administramos, que nós não combatemos pessoas, apenas debatemos idéias, por essa razão preferimos postar artigos e mensagens que nós mesmos escrevemos assumindo assim a responsabilidade pelos mesmos e procuramos como cristãos buscar a paz com todos, como nos ensina Paulo em Rm 12.18 e o escritor da Carta aos Hebreus em Hb 12.14.
    Que o Senhor continue te abençoando hoje e sempre dando sabedoria e entendimento em todas as coisas.
    Sempre juntos em Jesus
    Antonio Carlos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...