quarta-feira, 14 de abril de 2010

A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

Estudar e meditar sobre a segunda vinda de Cristo ao mundo é por demais gratificante para os crentes amadurecidos. É uma das doutrinas mais palpitantes da fé cristã. Desde o Antigo Testamento ela foi amplamente predita. Note bem: Deut. 23.2; Jó 19.25; Sal. 102.15,16; Jer. 23.5; Dan. 7.13; Zac. 14.4; Mal.3.2. Até Enoque, o sétimo depois de Adão, contemplou esse fato glorioso (Jud.14).
O Novo Testamento está repleto de textos mostrando a segunda vinda de Jesus ao mundo. Billy Graham diz que existem 318 referências nos 216 capítulos do Novo Testamento a esse respeito, e a sua vigésima parte é dedicada a esse assunto (O mundo em Chamas).
A partir da metade do seu ministério, Jesus deu atenção especial à sua volta. Em João 14.1-3 ele declara: “Voltarei e vos levarei para mim mesmo,” Foi esse o “fio de ouro” da pregação apostólica: Pedro, em Atos 3.20,21; I Ped. 1.7,13; II Ped. 3; João em I João 2.28; 3.2; Tiago 5.5-9; e quase todas as epistolas paulinas estão eivadas dessa mensagem. Há um texto com muitos detalhes no assunto: I Tess. 4.15-17. Os crentes da igreja primitiva esperavam a volta de Jesus para a geração deles. Que lugar estamos dando à volta de Jesus em nossa pregação hoje?
PROPÓSITO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO
Entre outros propósitos, na segunda vinda de Cristo, podemos destacar os seguintes:
1) Para buscar a sua igreja, trazendo consigo os que já estiverem com ele, para a ressurreição final – João 14.1-3; I Tess. 4.14-17; I Cor. 15.51,52.
2) Nessa busca à sua Igreja, Cristo consumará a nossa salvação, ou seja, nos conduzirá à presença eterna do Pai (I Ped. 1.5), e será glorificado nos seus santos (II Tess.1.10).
3) E Cristo trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios do coração do homem (I Cor. 4.5).
4) Julgar – João 5.22; II Tim. 4.1; Apoc. 20.11-13; Dan. 7.10.
5) Destruir a Morte – I Cor. 15.24,26
6) Na sua volta, também, Jesus assumirá o comando do seu reino eterno (Is. 24.23; Apoc. 11.15).

COMO SERÁ A SEGUNDA VINDA DE CRISTO?
A Bíblia diz que a volta de Jesus será:
1) Repentina como um relâmpago (Mat. 24.27; I Tess. 5.3).
2) Visível, todo olho a verá (Mat. 24.30; Apoc. 1.7).
3) Pessoal (Atos 1.9-11).
4) Inesperada, como um ladrão (Mat. 24.44; Luc. 12.40; II Ped. 3.10; Apoc. 16.15).
5) Será com poder e glória e acompanhada dos seus anjos (Mat. 25.31; II Tess. 1.7; Mat. 16.27).
6) Será diante dos acontecimentos comuns da vida – enquanto os homens trabalham, casam-se, divertem-se... (Mat. 24.38-41).

O DIA DA VOLTA DE JESUS

Já vimos que os crentes apostólicos pensavam que o dia da volta de Cristo seria nos dias deles. Os de Tessalônica nem queriam trabalhar, tal a expectativa em que viviam (II Tess. 3.10). Jesus disse, porém, que antes da sua volta muitos se apresentariam como Cristo e enganariam a muitos. Ele nos adverte a não darmos ouvidos aos que disserem – EI-LO AQUI, EI-LO ALI; pois daquele DIA E HORA NINGUÉM SABE. Nem os anjos. Até Jesus, humanado, se auto-limitou, para dizer que SÓ O PAI SABE quando será a sua volta (Mat. 24.36). Mas Cristo nos adverte a que aprendamos a Parábola da Figueira (Mat. 24.32).
SINAIS DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO
Quando Jesus estivera assentado no Monte das Oliveiras (Mat. 24.3), os discípulos o rodearam curiosos por saberem o SINAL DA SUA VOLTA. Lendo Mateus 24.1-14 e os textos correlatos, percebemos que Ele não lhes deu UM, mas vários sinais que precederiam o tão faustoso dia. Leia o texto e observe que ele diz que haverá:
1) Guerras e conflitos entre as nações (vv. 6,7).
2) Fome e pestes (v. 7; Luc. 21.11).
3) Abalos sísmicos – terremotos e tremores de terra em vários lugares (v.7; até o quieto Brasil já está sendo atingido).
4) Coisas espantosas e grandes sinais nos céus (Luc. 21.11).
5) Perseguição aos crentes (v.9; é o que está acontecendo, há vários anos, com os nossos irmãos em países orientais e comunistas).
6) Multiplicação da iniquidade (v.12; imoralidade, corrupção e violências são características comuns do nosso dia a dia).
7) Frieza espiritual dos crentes e apostasia (v. 12). Visitar qualquer igreja evangélica, no meio da semana, é o suficiente para constatar essa triste realidade em nossos dias; sem contar a secularização e o desinteresse pelas coisas de Deus. Deus tem sido colocado em segundo, terceiro plano..., na vida de muitos membros de igrejas.8) Maledicência e desentendimentos entre os crentes (v.10).
9) Manifestação de falsos cristos e falsos profetas (vv.5,11). Para uma constatação vívida, basta sintonizar o rádio em emissoras que aceitam programas evangélicos. Os movimentos milagreiros, legalistas, hereges, anti-cristãos, estão espalhados em quase todas as comunidades da terra.
10) A PREGAÇÃO DO EVANGELHO EM TODO O MUNDO (V.14). Tem sido um empreendimento de várias denominações evangélicas, principalmente dos batistas. A Bíblia continua a ser traduzida. Missionários são enviados. O rádio e a televisão estão entrando com a mensagem do evangelho onde as portas são fechadas. Precisamos instar com os que nos rodeiam, antes que seja tarde.
CONCLUSÃO
Devemos estar vigilantes, preparados, pacientes e com amor e oração exercer OS DONS que o Senhor nos concedeu, em função da Sua Igreja, para a glorificação de Deus na promoção do Seu reino, antes da volta de Cristo; e fazer como o autor do Hino 112 (Vencendo vem Jesus-CANTOR CRISTÃO), lendo todos os dias, que OS SINAIS DA SUA VINDA MAIS SE MOSTRAM CADA VEZ. Maranata!
Pr Omar Bianchi

********************************************
VENCENDO VEM JESUS
Já refulge a glória eterna
De Jesus, o Rei dos reis;
Breve os reinos deste mundo
Seguirão as suas leis!
Os sinais da sua vinda
Mais se mostram cada vez.
Vencendo vem Jesus!
Glória, glória! Aleluia! (3 vezes)
Vencendo vem Jesus!
O clarim que chama os crentes
À batalha já soou;
Cristo, à frente do seu povo,
Multidões já conquistou.
O inimigo, em retirada,
Seu furor patenteou.
Vencendo vem Jesus!
Glória, glória! Aleluia! (3 vezes)
Vencendo vem Jesus!
Eis que em glória refulgente
Sobre as nuvens descerá,
E as nações e os reis da terra
Com poder governará.
Sim, em paz e santidade
Toda a terra regerá.
Vencendo vem Jesus!
Glória, glória! Aleluia! (3 vezes)
Vencendo vem Jesus!
E por fim, entronizado,
As nações há de julgar;
Todos, grandes e pequenos,
O juiz hão de encarar;
E os remidos, triunfantes,
Em fulgor hão de cantar:
Vencido tem Jesus
Glória, glória! Aleluia! (3 vezes)
Vencido tem Jesus!
AUTORES: J.W.H (Julia Ward Howe (1819-1910) - R.P (Ricardo Pitrowsky (1891-1965)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...