sábado, 19 de setembro de 2009

A Base para o crescimento cristão



“Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento...
Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus.” (I Co 3)


”Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (II Co 5.14-17)

INTRODUÇÃO :

Crescer pode ser considerado como uma “ lei de vida “ , crescer em Cristo por sua vez deve ser alvo da vida de todos os cristãos. Fazendo uma analogia com o crescimento humano, todos nascemos criancinhas, temos os órgãos necessários para vivermos, membros nos seus devidos lugares, etc..., mas no decorrer da existência estes deverão desenvolver-se para acompanhamento do corpo todo!
A base do crescimento cristão é o Próprio Cristo, o agente é O espírito Santo em nós.
No texto sugerido, o apóstolo Paulo faz comparação singular dizendo que nós somos como lavoura ou edifício de DEUS, metáfora que nos traz às mãos os elementos e a arte final; o edifício surge à proporção que colocamos os frutos da lavoura nas mãos do Senhor ao lado de quem devemos trabalhar como cooperadores.
Vejamos :
1-HOMEM NATURAL = I Cor. 2:14 , é rebelde, ignorante e perdido;
2-HOMEM ESPIRITUAL = I Cor. 2:15 , regenerado e com uma visão nova da vida ; e
3-CRENTE CARNAL = é ainda uma criança em Cristo, pode ter ocorrido uma experiência com O Senhor, mas esta não seguiu em desenvolvimento (não cresceu ) I Cor. 3:1.

Logo, os frutos da ausência de crescimento são visíveis, ( I Cor. 3:3 e 4 ) inveja, contendas, tem como modelos de vida os homens e não O Senhor , tomam partidarismo contencioso, etc..., frutos da carne ( Gal. 5 ).
Quando buscamos o crescimento, nossa visão passa a :
Reconhecermos que somos “meros“ instrumentos do Senhor (p/ Sua obra);
“ELE” é soberano em todas as situações ( pareçam-nos boas ou ruins ); e
Permitimos que o amor do Senhor Jesus faça parte de nossa vida espiritual, nosso dia-a-dia com Ele na direção do Santo Espírito.

O apostolo Paulo que lançou as bases para a igreja em Corinto, vê agora crentes envolvidos em uma esfera de carnalidade assustadora, divisões existiam no seio da igreja, meninos em Cristo davam suas caras na igreja ! “Imaturidade“, falta de crescimento espiritual, não existiam marcas de genuína conversão naqueles crentes.

“ COMO ESTAMOS NOS COMPORTANDO DIANTE DESTAS VERDADES NOS DIAS DE HOJE? ESTAMOS ACEITANDO A RETA CORREÇÃO DO SENHOR OU NOS DEBATEMOS EM NOSSAS VERDADES FALSAS ?
( Não basta nos apossarmos do perdão do Senhor, necessitamos mais das marcas D’ Ele em nossas vidas ....).


Observações interessantes
O homem natural ( psukikós ) vive pelos interesses materiais, do mundo e preso está a estes. Podemos dizer que está no primeiro degrau da vida, o andar do “ mundo e suas concupiscências “, não há janelas neste andar e ele está fadado a não desejar o mundo eterno com O Senhor , sente ódio às coisas do Reino ( Sl. 2 ; 14 e 51 ) e tudo que lhes diz respeito; já o homem espiritual ( pneu-mátikós ) está em sintonia com O Espírito Santo e sua visão de vida é totalmente voltada às coisas do Reino, também possui o “discernimento espiritual “ – o que é bom , o que é mal , aos olhos do Senhor, fatores que mesmo o homem natural intelectual não consegue enxergar, pois as coisas espirituais se discernem pelo Espírito !
Alguém mais observador vai notar que Paulo fala a “ irmãos “ ( 3:1 ) ( adelphoi ) , porém estes não atingiram a estatura espiritual necessária, suas preocupações esbarram sempre nas coisas terrenas.
“ QUAL É A VISÃO DA MASSA CHAMADA IGREJA NESTES DIAS ? A VISÃO ESTÁ EM CRISTO E SEU REINO, SUA JUSTIÇA, OU ESTÁ BUSCANDO MAIS AS COISAS ( QUE OUSADAMENTE CHAMAM DE BENÇÃOS ) MATERIAIS “?

A marca registrada do crente espiritual está nos textos de Sl. 1:2 ; e Col. 3:2 !
Em nossos dias: internet; jogos em geral; T.V.; boemias; lazer desenfreado; sede de soberba e ganância material são elementos que têm desviado o olhar dos cristãos para as coisas do Senhor.
Eu particularmente não sou muito adepto de denominarmos como “ crente carnal “ , talvez seja o mesmo que alcunharmos o que se afastou de Cristo como “ crente desviado “ , se é desviado não é crente mais, é , ou nunca foi ..... ????
Na visão de vários autores ( que respeitamos também ) , o chamado crente carnal teve uma pequena experiência com O Senhor, porém não cresceu, não desenvolveu sua fé, por isso propusemos esta série de estudos sobre crescimento cristão, a intenção é que venha a fazer de nós homens e mulheres mais comprometidos com o Reino e com enorme desejo de buscar vida de santificação. Se não abolirmos a carne, ela nos devora totalmente, visto que o velho homem salta dentro de nós para buscar satisfação de suas necessidades ( sarkikói – domínio da carne ), onde estes são diluídos cada vez mais. As emoções são perigoso campo de ação na vida do carnal, pode levá-los à beira de fanatismos absurdos, estes geram partidarismos e estes conseqüentemente divisões desastrosas para ambos os lados. Um exemplo que li numa lição de EBD, o comentarista da mesma afirmava que satanás quando quer destruir uma obra, nunca agem na maioria, mas usa de uma pessoa ou de pequenos grupos carnais, narra a seguinte passagem: - num domingo, uma senhora da igreja pediu ao pastor para tratar do casamento de sua filha, porém o pastor tinha um encontro marcado com cinco irmãos para assuntos diversos, a reunião demorou 90 minutos; à saída, soube de um funeral onde sua presença era necessária, às 15 horas, ainda sem almoçar o obreiro retorna ao templo, o culto já havia iniciado, uma reunião abençoada e prolongada pois era data especial. À saída do templo, com voz ríspida e irada a mulher disse ao pastor – o pastor não tem tempo para mim .... vou embora desta igreja ... o pastor foi a caminho do casal, encontrou-os, tratou do assunto do casamento de ambos e tudo foi resolvido, o inimigo queria tumulto e discórdia, mas O Senhor mudou a situação usando a vida do pastor .... o inimigo perdeu, porém nem sempre é assim, quantas vezes o tumulto persiste de ambas as partes, a pessoa vai embora da igreja e arrasta outras tantas com ela .... a carne prevalece !
É um exemplo real, que muitas vezes ocorre onde nunca deveria ocorrer – dentro da igreja,porém, a igreja está infestada de pessoas carnais ( às vezes parecem até com ar de santidade, falando em línguas, etc .... mas não passam de carnais, suas atitudes denunciam esta condição ).
SERVO ..... SERVO ..... SERVO ..... , quer um titulo abençoado em sua vida, busque este que Nosso Senhor Jesus usou tantas vezes – SERVO !!!
Instrumentos do Senhor, para louvor De Seu Nome, lembram-se da pregação de um domingo destes ... “ houve um homem chamado João ..... “ , apenas um instrumento para glorificar e exaltar O Mestre Jesus. Onde estão estes “ Joões “ hoje em dia ?
O apóstolo Paulo adverte severamente contra a divisão do corpo por partidarismo ou carnalidade, ao contrário, tenta levantar os olhos daqueles crentes carnais para fonte cristalina do poder do Senhor, fonte de toda boa dádiva ( Tg. 2:17 ), depois de compreender este poder, aceitamos com gratidão servirmos como cooperadores da lavoura, do edifício de DEUS !

1-A igreja se origina e cresce pelo poder do Senhor ( Mat. 16:18) ;
2-Os que trabalham na edificação são pedras vivas – pessoas ( I Pe. 2:5 ) ;
3-Estes se tornam meros instrumentos do Senhor, dono da lavoura, ou seja: eu plantei, Apolo regou, mas DEUS deu o crescimento, disse Paulo ...
4-Nosso louvor na igreja é para O Senhor;
5-Nosso olhar deve primeiro estar fixado N’ Ele – Autor da fé;
Se cooperadores, trabalhamos lado a lado com O Senhor, unidos no corpo que é a igreja, pela qual é manifestada a multiforme graça D’Ele.

Concluindo

Paulo nos mostra um patamar alto e majestoso na escada do crescimento; com visão da obra de Cristo em nossas vidas, Ele que é o alvo para o qual devemos prosseguir, firmes e certos de nosso galardão celestial!
DAVID LIVINGSTONE – missionário e explorador disse certa vez à respeito de suas desafiadoras viagens missionárias : - ao contar os perigos da minha caminhada, não tenho em mente exaltar meu “ sacrifício “ ; na realidade, penso que esta palavra nem devia fazer parte do vocabulário missionário. À luz do que Cristo fez por mim e por nós, quando desceu do céu e derramou seu sangue por nossa salvação, não existe nada de grande ou sacrificial que podemos fazer por Ele e por Sua causa; deixemos, portanto, que a medida deste amor nos transforme no dia a dia em novas criaturas de DEUS!
Amém.
Pr Omar Bianchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...