terça-feira, 27 de abril de 2010

Campanha de Doação de Sangue- 02 de maio de 2010

Veia Social promove mobilização na Pró-SangueA Pró-Sangue é escolhida como o braço oficial para fazer circular a causa do Veia Social no estado de São Paulo. Idealizada por Laila Sena, Lula Ribeiro e Oscar Ferreira, a rede social tem por objetivo mostrar a importância da doação pelos depoimentos de ex-pacientes e doadores, a fim de motivar as pessoas a realizar esse solidário gesto que dura cerca de dez minutos.
Buscando sempre um pioneirismo nas suas estratégias de comunicação, a Pró-Sangue cederá seu espaço físico para a realização das campanhas articuladas por esta rede social que está ganhando sua notoriedade na Internet pela bandeira empunhada a favor da doação de sangue.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores esteja entre 3 e 5%.
Visando mudar este cenário, a Veia Social realizará mais um ato de luta pela vida. No dia 2 de maio, às 10 horas, promoverá uma mobilização para doação no posto Clínicas da Pró-Sangue.
fonte: http://www.prosangue.sp.gov.br/

Posto Clínicas

Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 - 1º andar- de segunda a sexta-feira das 7hs às 19h. Sábados, domingos e feriados das 8h às 18h.
Estacionamento gratuito por até duas horas, Garagem Subterrânea Clínicas


COMO CHEGAR AO POSTO CLINICAS

A Pró-Sangue
A Fundação Pró-Sangue é uma instituição sem fins lucrativos, ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mantendo com a última estreito laço de cooperação acadêmica e técnico-científica.
Criada em 1984, a Fundação Pró-Sangue tem sua sede no 1.º andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155.
A Fundação Pró-Sangue coleta em média 12.000 bolsas mensalmente, volume de sangue equivalente a aproximadamente 32% do sangue consumido na Região Metropolitana de São Paulo, 16 % do Estado e 4% do Brasil.
Centro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Pró-Sangue é ainda laboratório de referência da Sociedade Internacional de Hemofilia, fazendo intercâmbio de amostras raras, e “twin-partner” do The Mount Sinai Medical Center, de Nova Iorque.
Corpo de voluntários
O Corpo de Voluntários da Fundação Pró-Sangue funciona como porta-voz da instituição junto ao doador. Ao desempenhar o seu papel, o voluntário estará comprometido com a filosofia de trabalho da instituição.
Missão
Disseminar a cultura de doação voluntária de sangue entre a população.
Objetivo- Apoiar a Fundação Pró-Sangue na divulgação da cultura de doação voluntária de sangue na comunidade e captação de doadores voluntários.
- Abordar doadores de sangue e cadastrar potenciais doadores de plaquetas.
- Promover a doação de sangue como ato de cidadania e solidariedade.

Perfil do Voluntário
Os conceitos de solidariedade e cidadania devem estar presentes em todas as ações do voluntário. O compromisso por parte do voluntário é fundamental, dada a seriedade do trabalho desenvolvido no esforço para que a desinformação e o preconceito, inimigos da formação de uma cultura de doação voluntária de sangue no país, sejam combatidos.
Esse trabalho exige um grande senso de responsabilidade, que se traduz na assiduidade, pontualidade e dedicação, indispensáveis para o bom desempenho das atribuições.
Outro aspecto importante para o sucesso do trabalho é que conceitos como ordem, disciplina e hierarquia sejam preservados, a fim de garantir o sucesso do projeto.
Para finalizar, devemos lembrar que a força de uma equipe é sempre maior que a força individual e valorizar a união e a sintonia entre os membros do Corpo de Voluntários.

Recrutamento e Supervisão
Compete à Coordenação dos Voluntários zelar pela coesão, apoio, incentivo, responsabilidade e estruturação do trabalho voluntário.
O recrutamento será realizado duas vezes ao ano. Para ser admitido o candidato deve preencher ficha de inscrição, freqüentar integralmente o curso de formação, entrevistar-se com a Coordenação e seguir um período de treinamento(experiência) de 30 dias, pelo menos uma vez por semana, período mínimo de 4 horas.
A formação e treinamento do voluntário são realizados pela Coordenação do Corpo de Voluntários com a participação do Departamento de Doadores Especiais, Triagem e Coleta. Contato:voluntariado@prosangue.sp.gov.br Fone: 30615544 Ramal: 377

Exemplos de luta pela Doação Voluntária De Sangue
Em 1939, chegou ao Brasil, a Sra.Leonora Carlota Osório, de origem austriaca. Abraçando o voluntariado, ingressou na Cruz Vermelha onde assumiu como bandeira o combate ao comércio de sangue e o incentivo à doação voluntária e altruísta de sangue. Em 25 de novembro, fundou a Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue ( ABDVS ). Foi condecorada em 30 países e recebeu título de presidente de honra da FIODS- Federação Internacional das Organizações de Doadores Voluntários de Sangue.
Após 48 anos de luta em prol da causa, Carlota morreu no Brasil aos 83 anos, deixando instituído no calendário nacional o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25 novembro, e seguidoras na luta pela causa do sangue como Maria Ivone Carraro de Mendonça, que deu continuidade ao trabalho em Brasilia e, em 1997, convocou grupo de senhoras soroptimistas ( Clube de Serviço ) para iniciar em trabalho semelhante na Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo. Assim, o voluntariado pela causa do sangue tomou vulto. Recentemente, o Corpo de Voluntários foi uma das 100 organizações sociais agraciadas pelo Centro de Voluntariado de São Paulo com o SELO DE ORGANIZAÇÃO PARCEIRA 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...