sábado, 15 de maio de 2010

ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA GRATUITA – UNIVERSIDADE SÃO PAULO (USP)

19,5% da população nunca foi ao dentista
Quase um quinto da população brasileira (19,5%) nuca foi ao dentista. O número, considerado "impressionante" pelo Ministério da Saúde, está na pesquisa sobre Acesso e Utilização de Serviços de Saúde, feita pelo IBGE junto com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) em 1998.O estudo mostra que, se o percentual for calculado para toda a população do país, chega-se a 29,6 milhões de pessoas que nunca tiveram atendimento odontológico. Na área rural, o índice é de 32%. "É espantoso, estou abismado", disse o ministro da Saúde, José Serra.
Entre a população que ganha até um salário mínimo, a porcentagem de pessoas que nunca foram ao dentista (36,5%) é nove vezes a taxa das que ganham mais de 20 salários (4,07%). Traduzindo em números: 5,5 milhões de brasileiros que recebem até um salário mínimo nunca foram ao dentista. Entre os que ganham mais de 20 salários mínimos, 413 mil nunca fizeram consulta
A diferença é explicável, segundo o ministério, porque a maior parte dos planos de saúde não tem cobertura odontológica e pelo fato de o atendimento odontológico gratuito não ser tão amplo quanto o médico.
A partir da pesquisa, o ministério pretende ampliar o atendimento odontológico, incluindo um dentista nas equipes do programa Saúde Família.
A Pnad também revelou que 86,2% das pessoas entrevistadas aprovaram o atendimento de saúde recebido em 98. A resposta, no entanto, não se refere apenas ao atendimento do SUS. Inclui também aqueles que usaram planos de saúde ou pagaram pelo serviço. Entre os pesquisadores, só 49,3% usaram o sistema público.
Não há dados específicos para o SUS. "Já temos outras pesquisas que indicam satisfação semelhante com os serviços públicos", disse Serra. A pesquisa mostra que 7% dos brasileiros tiveram uma ou mais internações hospitalares no ano interior à sondagem, número considerado alto pelo ministério. Mas 79% consideram sua saúde boa ou muito boa.
As doenças crônicas (que precisam de tratamento contínuo) atingem cerca de 30% da população. E quanto menor a renda, maior o número de doenças, enquanto 11% dos brasileiros com renda maior que 20 salários mínimos têm pelo menos duas doenças crônicas entre os que ganham até um salário, o índice é de 16%.
A Pnad foi feita em 100 mil domicílios, atingindo 345 mil pessoas, em outubro de 98.
Fonte: Folha de São Paulo
****************************

A USP (Universidade de São Paulo) oferece assistência odontológica gratuita para as pessoas que não possuem condições financeiras para pagar uma clinica particular. A instituição usa esse sistema como um método de treinamento para os alunos e também contribui com a sociedade.
Estudantes do curso de graduação em odontologia contribuem com a população, atendendo pessoas de todas as idades em qualquer tipo de custo. Basta agendar a consulta para que os dentistas em formação avaliem o caso de cada paciente. O curso de Odontologia Grátis USP forma profissionais competentes para atuar no mercado de trabalho, preparados para enfrentar a competitividade na área. Os pacientes avaliados pelos dentistas da universidade contam com um atendimento de qualidade, capaz de resolver qualquer tipo de problema.
A consulta gratuita ao dentista USP vai fazer uma análise cuidadosa do quadro de cada paciente, procurando identificar quais os seus problemas e propor uma solução para eles. Esse sistema de dentista grátis já tem contribuído para que muitas pessoas exibam um sorriso bonito e sem qualquer dano na arcaria dentária.
Cabe a FO-USP (Faculdade de Odontologia da USP) prezar pelo atendimento, concedendo os serviços necessários para a população. A assistência tem credibilidade porque conta com o monitoramente dos professores. A universidade promove: extrações de dentes, tratamento da gengiva, restauração, próteses dentárias e outras formas de atendimento personalizado.
Para obter mais informações sobre a clínica odontológica grátis USP, basta entrar em contato com a universidade. Compareça ao campus durante o horário de atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 23h e aos sábados das 7h às 12h. O telefone para informações é (11) 3091.7418.Outras universidades do estado de São Paulo também seguem o mesmo modelo da USP, como é o caso da UNINOVE. A instituição além de capacitar os alunos na área de odontologia, também fornece atendimento a população para diagnosticar e tratar problemas dentários.
Não perca a oportunidade de cuidar dos seus dentes pela USP, você não vai pagar nada pelo tratamento odontológico gratuito e sanar diferentes patologias que possam estar prejudicando o seu sorriso.
FONTE: Mundo das tribos (http://www.mundodastribos.com)

Um comentário:

  1. Amigo, estou passando aqui para dizer-lhe o quanto sou grata por sua presença sempre ativa no Arca. Tenho dado pouca atenção ao seu blog por pura falta de tempo. Perdoe-me. Voltarei a organizar meu tempo. Obrigada pelo carinho e amizade. Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...