segunda-feira, 30 de maio de 2011

PROJETO PARAGUAI. Conheça! Envolva-se!

Conhecemos o Pastor Marcio e sua esposa Marta há cerca de 2 anos e ao longo desse período temos nos comunicado e compartilhado bênçãos e lutas
O Senhor nos adverte: “Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.” (Lc 9.62) e essa tem sido a postura desses dois servos do Senhor: mesmo diante das lutas e adversidades impostas à maioria daqueles que entrega integralmente sua vida a serviço da Obra Redentora de Jesus, eles têm permanecido firmes e, sobretudo fiéis ao chamado que receberam e aceitaram.
Por essa razão queremos fornecer mais informações acerca do trabalho que realizam.
Leiam com a atenção que sempre dispensaram ao material que publicamos em nossos Informativos e orem ao Senhor para que a Obra realizada pelo Projeto Paraguai atinja o principal de seus objetivos: alcançar almas para o Reino, mas na medida do possível estudem também a possibilidade de colaborarem efetiva e financeiramente com eles.
Saiba mais sobre o Projeto Paraguai.
Sempre juntos em Jesus.
Antonio Carlos
PROJETO PARAGUAI
O Paraguai está entre os menos alcançados do mundo, sendo apenas 5% de evangélicos em uma população com pouco mais de 7 milhões de pessoas; nação que está também entre os países mais pobres, tem como língua oficial o Espanhol e o Guarani; 70% da população é menor de 18 anos, sendo que 38% destes são menores de 14 anos, existem ainda milhares de índios que vivem isolados e discriminados, predomina o catolicismo mesclado com a feitiçaria, as igrejas evangélicas em geral são pequenas e na maioria sem capacitação para o trabalho missionário. È comum a pratica de jogos de azar, prostituição, tráfico de drogas e contrabando, e por falta de perspectivas, em muitas regiões é grande o numero de suicídios decorrentes do alcoolismo e depressão.
O Pastor Marcio José e sua esposa, Missionária Marta Aguilar trabalham em locais não alcançados pelo evangelho no Paraguai; render glória a Deus, evangelizar e discipular tendo em vista a implantação de igrejas entre os índios Mbyá Guarani, conduzir equipes de seminaristas e irmãos que doem um curto tempo de trabalho missionário no Paraguai e realizar atividades evangelísticas, principalmente para crianças que somam a maioria no país são alguns dos ministérios que desenvolvem; e além da salvação espiritual, o serviço social e a educação também estão presentes através da Asociación Proyectos de Dios. 

PERFIL DOS MISSIONÁRIOS:
Pastor Marcio José é brasileiro de Foz do Iguaçu - Paraná,
Missionária Marta Aguilar é paraguaia de Coronel Oviedo - Caaguazu.


CONVERSÃO:
·            Marcio José: Um amigo de trabalho compartilhou o evangelho comigo. Depois disto senti desejo de ir a uma igreja, visitei por conta própria uma em meu bairro. Tive uma experiência com Deus logo na primeira visita, atendi ao chamado de Jesus e o recebi em minha vida como único Senhor e Salvador.
·            Marta Aguilar: Um vizinho com muito amor e dedicação compartilhou o evangelho e alguns princípios da palavra sobre perdão. Entreguei-me a obedecer ao Senhor e comecei a frequentar uma Igreja.

CHAMADA:
·         Marcio José: Em um Congresso de Missões fui profundamente tocado ao ouvir falar das necessidades dos menos alcançados do mundo. Mesmo sem apoio, mas com muita coragem, vendi tudo que pude, juntei algum dinheiro de meu trabalho e parti para um treinamento missionário transcultural. Devido a minha paixão pela Índia e Oriente Médio tive todo um preparo para ir a estas regiões, porém as portas não se abriram, foi então que comecei a trabalhar na fronteira do Brasil com o Paraguai com povos Árabes e aos poucos fui ingressando meu trabalho dentro do Paraguai e amando esse povo também.        
·         Marta Aguilar: Vendo a necessidade de obedecer ao IDE e quantas vidas têm sido ceifadas sem conhecer Jesus, entreguei minha vida ao serviço do Senhor dizendo: eis me aqui, envia-me a mim.

·      EXPERIÊNCIA:
·      Marcio José: Iniciei missões no país da Bolívia no ano 2000, ano em que fui consagrado missionário, através de um trabalho a curto prazo como parte do Básico em Teologia do ITQ (Instituto Teológico Quadrangular), depois da experiência fiz um curso de missiologia à distância pelo CEMTD Horizontes me interessando assim mais por missões transculturais, época em que fazia um ano eu estava trabalhando em uma emissora de radio na Argentina; Tive uma experiência com a base da Missão Horizontes Paraguai e então vendi o que pude, juntei um dinheiro do meu trabalho de radialista e fui para o seminário interno da Horizontes em Monte Verde, MG, Brasil; Foi com muita dificuldade financeira que terminei o curso missio-teológico em 2004, não consegui apoio financeiro da minha igreja, então voltei para minha cidade em Foz do Iguaçu no Paraná e tive apoio de uns irmãos para fazer a escola da JOCUM, ETED (Escola de Treinamento, Evangelismo e Discipulado), ao final da ETED em 2005, iniciei um ministério de alcance aos mulçumanos junto a Equipe Três Fronteiras, como “Fazedor de Tendas”, (Ministério em que se trabalha secularmente para manter sua missão).
No inicio de 2008 resolvi me entregar em tempo integral novamente e com um pouco dinheiro que tinha estudei na Missão SEMEAR em Foz do Iguaçu onde comecei paralelamente a desenvolver trabalhos no Paraguai com a Igreja Assembléia de Deus e Batista, foi então que fui consagrado ao ministério pastoral e com a benção da minha igreja e apoio de uma Igreja Batista me instalei no Paraguai assumindo uma igreja no interior a 270 Km de Foz do Iguaçu, mesmo assim a falta de apoio continuou e após meu casamento com Marta saímos do Paraguai em busca de apoio para continuar a missão e o Projeto Paraguai, em novembro de 2010 retornamos ao Paraguai e sempre temos contado com o apoio financeiro, doações e intercessão de agencias, igrejas, amigos e irmãos.

LOCAL DE INTERVENÇÃO DO PROJETO:
Ciudad de Caaguazú, Departamento de Caaguazú – Paraguay.
Comunidades de etnia Mbyá Guarani.
BASE DE CONCENTRAÇÃO DAS ATIVIDADES:
Ciudad de Caaguazú e Comunidade Indigena Joyvy.


OBJETIVO GERAL:
Realizar atividade social, educativa e religiosa, que envolve a doação de itens de necessidade básica, conscientização quanto às necessidades de mudança na saúde e higiene, incentivo ao trabalho através de técnicas e ferramentas, ensino escolar básico e trabalho de voluntários. A idéia não é acomodar os indígenas a um conforto, mas sim dar incentivos e instruí-los para se fortalecerem e serem auto-sustentáveis, fugindo assim da discriminação que sofrem por parte das cidades onde grande parte é conhecida como pedintes e preguiçosos. Tudo isso sempre com a mensagem do amor de Deus numa perspectiva Cristã.

RESULTADO DO PROJETO:
Comunidade indígena mais integra, organizada e fortalecida em suas condições de vida.

PERSPECTIVA DA SITUAÇÃO ATUAL:
De acordo com o Censo indígena 2002, a população indígena no Paraguai esta estimada em 85.674, representa o grupo social mais pobre e vulnerável da sociedade paraguaia. 50 comunidades indígenas vivem em Caaguazú, em sua maioria do grupo étnico Mbyá.
Caaguazú é o centro de concentração desta etnia e conta com 14.324 índios segundo censo 2002, dos quais temos tido acesso a 3 comunidades com um grupo de aproximadamente 600 habitantes. A maioria das comunidades indígenas convive com a fome e não tem como se manter, eis a importância de encarar este desafio.

ESTRATÉGIAS ADOTADAS:
Ø  Trabalho conjunto dos missionários e voluntários, aproveitando inclusive a voluntariedade de alguns índios e ensinando formas de trabalho.
Ø  Combate à fome através de um refeitório, funcionando uma vez na semana e distribuindo itens básicos para complementar a alimentação durante a semana.
Ø  Ensino escolar de qualidade através de professores voluntários, com distribuição de material básico e merenda.
Ø  Capacitação de membros da comunidade indígena para trabalhos diversos, usando talentos, dando ferramentas e incentivando novas técnicas.
Ø  Prestação de serviços básicos de saúde e higiene através de visitas periódicas de profissionais e voluntários; e palestras constantes sobre temas de importância.

NECESSIDADES
Ø  Condução: Precisamos urgente de uma moto ou veiculo com tração para estrada de areia, a moto que usávamos era de outro projeto, tivemos que devolver. Temos tido muita dificuldade em ir até as aldeias indígenas, ficam longe da cidade e em local de difícil acesso.
Ø  Materiais e Equipamentos: Necessitamos de equipamentos de som e informática para montagem e distribuição de materiais de evangelismo em espanhol e guarani, além de apostilas de discipulado e Bíblias.
Ø  Sustento: Para nosso sustento pessoal e necessidades básicas que auxiliam o trabalho precisamos de um aumento nas entradas de oitocentos reais (800,00) por mês, perdemos o apoio de dois grandes parceiros e nos últimos meses enfrentamos muita dificuldade.
Ø  Estruturas: Queremos construir uma Casa Base com quartos para receber voluntários e equipes de curto prazo; na aldeia Joyvy queremos construir duas salas para ensino escolar por dois professores voluntários e para cursos profissionalizantes, também necessitamos de um salão onde funcionarão as atividades do plano Comida para Todos e as atividades da futura Igreja Mbyá Guarani. Toda estrutura nos moldes da cultura local.
Ø  Serviços: Salvação, saúde, educação e alimentação, são algumas das necessidades da comunidade; queremos colaborar com o desenvolvimento destas aldeias fornecendo ajuda, com serviços de orientação em saúde e higiene, estruturas para professores voluntários que ainda dão aulas debaixo de uma árvore, doações para reforço na alimentação que é muito pobre e roupas.

Com a palavra o Pastor Marcio José
Carta de Abril/Maio de 2011
Graça e paz do Senhor amados.
Nos últimos meses temos dado prioridade à região dos índios Mbyá Guarani, O Senhor Jesus nos abriu as portas para nos instalar próximo, em Caaguazú. Com isso voltamos todos nossos esforços para esta aldeia e etnia, porém Marta ainda continua com atividades de evangelismo e discipulado com as crianças num bairro aqui de Caaguazú.
Temos muitos planos para a comunidade indígena aqui, o cacique Juan da comunidade Joyvy tem nos dado todo apoio, as nossas visitas são recheadas de alegria, as famílias se alegram e tem recebido bem a mensagem do evangelho, porém o processo discipulado, de mudança de vida é longo para que possamos implantar uma igreja que tenham lideres nativos para nos ajudar.
Perdemos o apoio de uma igreja que nos ajudava muito e de um irmão que não conseguimos mais contato e atualmente a única garantia de ajuda todo mês é da Missão Total em conjunto com igreja Batista. Atualmente temos apenas R$ 300 por mês e necessitaríamos pelo menos R$ 900 para nos manter, nos últimos dois meses passamos por muita dificuldade, e também perdemos o apoio de uma igreja aqui no Paraguai que passou a apoiar missionários próprios de sua denominação, com isso perdemos a casa e a moto que usávamos em parceria.
Para conseguir um pouco mais de dinheiro e nos manter Marta tem vendido roupas usadas que ganhamos de um amigo que nos enviou do Brasil uma grande quantidade, porém mesmo aqui na cidade temos que vender a preços muito baixos devido à situação da população. Nas ultimas semanas não tive condições de ir até a aldeia e temos racionado tudo para conseguir levar o trabalho adiante. Esperamos atender a estes índios com a mensagem do evangelho e serviços quanto antes, para isso precisamos urgente de uma condução para nos locomover pelos 7 km de estrada até a aldeia e também de suprimento das necessidades básicas de casa.
Ore e firme um compromisso conosco e com esse projeto de Deus. No amor do mestre.
Pastor Marcio José
CONTATOS
Do Paraguay: 0985-205-480
Internacional: 00xx595 985-205-480
Skype: marcioyusuf



Missionário Marcio José e Marta Aguilar
Você que deseja receber nossas cartas via correios, responda-nos com seu endereço e CEP.
Mais informações http://www.projetoparaguai.com/ 
Ministério Transcultural ALMA - Projeto Paraguai - Alcançando os Menos Alcançados
Apoio: Semeadores Missionários com Paixão pelas Almas - SEMIPA
Para Semear:
Banco Bradesco Agência 1020 - Conta Poupança 6401-7
Banco Itaú Agência 9254 - Conta Corrente 04982-9
Deposite ou faça uma transferencia em nome de: Marcio José da Silva- CPF 023.932.219-30
marcioymarta@gmail.com - ministerioalma@gmail.com - Fone: 0021 595 (973) 717 064


2 comentários:

  1. Pastor Antônio Carlos, meu nome é um homônimo seu, vi o vídeo dos cristãos na Costa do Marfim e fiquei chocado, vou orar mais pelas missões e pedir a Deus prosperidade para contribuir.
    vou incluí-lo também na minha lista. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Para ver atualizaçoes das informaçoes e do trabalho missionàrio acesse: www.projetoparaguai.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...