quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Superando as adversidades da vida.



Na juventude, temos a mente e o coração repletos de sonhos e expectativas, e ansiamos para que se cumpram totalmente em nossas vidas. E como é comum entre os jovens: o quanto antes se concretizarem, melhor...
Para que se realizem, nos preparamos e procuramos fazer o que estiver ao nosso alcance para alcançarmos o tão esperado resultado que projetamos. Afinal, queremos uma vida tranquila e sem percalços no futuro. Acreditamos firmemente, que se tudo que idealizamos se concretizar, tudo à nossa volta estará bem e nenhum mal nos atingirá.
Apesar de todos os nossos projetos e cuidados a vida não é tão simples assim e na sua matemática nem sempre “dois mais dois” são quatro. Nem sempre os cálculos que efetuamos nos oferecem os resultados esperados.
No meio do caminho, muitas situações adversas podem acontecer por uma série de fatores e na maioria das vezes, alheios à nossa vontade. Eles nos distanciam e até mesmo nos direcionam para novos rumos e, dependendo do nosso comportamento, nunca mais conseguiremos retornar aos projetos iniciais, aos nossos anseios mais íntimos.
Esta situação é mais comum do que pensamos.
Poucas pessoas conseguem projetar suas vidas na juventude e alcançar plenamente seus objetivos na idade madura.
Na juventude entendemos que o melhor caminho para realizarmos os nossos sonhos é nos capacitarmos para uma atividade profissional que seja financeiramente rentável, porque através dela, atingiremos a tranquilidade e a maturidade necessárias para uma existência plena, acreditando que assim estaremos totalmente seguros e felizes.
Infelizmente a experiência e a própria vida têm demonstrado que apenas isso não basta para termos uma vida segura e feliz.
Não são poucas as pessoas que, apesar de serem graduadas, de possuírem renomados certificados de aperfeiçoamento, mestrado ou doutorado, ainda se sentem frustradas, muito embora tenham alcançado tudo aquilo que entendiam ser o melhor para as suas vidas.
A vida é assim mesmo: vamos passando por ela, aprendendo dia a dia, e as lutas e os problemas, vão surgindo à nossa frente para serem enfrentados e vencidos.
Algumas vezes, inadvertidamente, trilhamos caminhos que não conhecemos e isso gera em nós muita dor e sofrimento. São nessas horas que parece que o mundo todo conspira contra nós. Nos sentimos impotentes diante das lutas e desafios, e por mais que tentemos buscar forças em nós mesmos, não as conseguimos. Os amigos, aqueles em quem mais confiamos, às vezes nos abandonam ou, se nos ouvem, não se mostram tão dispostos a nos ajudar.
Infelizmente, algumas pessoas estão mais preocupadas consigo mesmas que sempre acabam relegando para um segundo plano os problemas e as dificuldades de seu próximo, daqueles a quem dizem ser amigas...
O profeta Habacuque (Habacuque 3.17-19) via que o povo estava se sentindo assim e apesar de ser um homem temente a Deus, não estava conseguindo buscar forças em si mesmo para ajudar seus irmãos a saírem daquele estado deprimente no qual se encontravam.
A indignação nacional estava principalmente relacionada com a prosperidade que os ímpios e os injustos conseguiam e as dificuldades, injustiças e humilhações que eles, enquanto o povo escolhido de Deus estavam passando.
Você já se sentiu assim alguma vez na vida?
Perguntou-se por que razão os incrédulos e os injustos prosperam à sua volta enquanto você que é correto e ama a Deus passa por tantas lutas e humilhações?
Questionou-se por que a vida daqueles que procuram se entregar totalmente a Deus e seguir seus conselhos é, na maioria das vezes, mais difícil e os seus caminhos mais espinhosos?
Com certeza você já foi acometido por estes questionamentos. Mas não se sinta menos espiritual nem menos amado por Deus por pensar assim.
Mas será que a nossa vida é constituída somente de lutas e de sofrimentos...? Não haverá nenhum refrigério em nossa caminhada...? Estaremos irremediavelmente atrelados a essa terrível situação de miséria humana...?
Se você pensa assim, eu tenho uma boa notícia para você!
Essa situação não durará para sempre e você pode ter a certeza de que Deus está olhando para ela neste momento e nada foge ao seu controle, mesmo que isso não possa ser percebido por você nesse instante.
Podemos fazer da oração de Habacuque a nossa própria oração. Não é pensamento positivo, nem campanha de palavras fortes, mas de confiança no Todo-Poderoso Deus, a quem amamos e procuramos servir.
Medite em cada palavra e sinta-as no coração.
a)    Ainda que tudo à minha volta se torne como uma sequidão de estio e que aparentemente eu não esteja conseguindo realizar meus sonhos mais íntimos...
b)    Ainda que meus recursos sejam pequenos e insignificantes aos olhos de muitos que prosperam à minha volta...
c)    Ainda que as oportunidades não sejam tantas assim e as que apareçam, sejam, na maioria, conquistadas por outras pessoas...
d)    Ainda que muitas vezes a enfermidade e o choro batam à minha porta...
e)    Ainda que, às vezes, pareça que não vou aguentar as lutas e em muitas delas, pense em desistir...
f)     Ainda que, durante a aflição, eu não consiga entender de onde virá o meu socorro...
g)    Ainda que...
Ainda que tudo isso possa estar acontecendo em minha vida eu:
a)    Me alegrarei no meu Senhor...
b)    Exultarei no Deus da minha Salvação...
c)    Farei como Davi: elevarei os meus olhos para aos céus e exclamarei: o meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra. Ele não permitirá que meus pés vacilem, não dormirá aquele que me guarda (Sl  121.1-4)
d)    Por que o Senhor Deus é a minha força...
e)    Faz os meus pés como os das corças...
f)     Faz-me andar altaneiramente...
Querido amigo: as lutas e as dificuldades vêm sobre todos, independentemente de amarem ou não ao Senhor, afinal de contas Deus faz nascer o Sol sobre bons e maus e faz vir chuva sobre justos e injustos, mas a grande diferença que existe entre os que amam e confiam em Deus e os que não O amam é que no dia da adversidade que virá sobre cada um de nós, os que não amam a Deus se desesperam, lamentam e alguns, chegando às raias da loucura acabam tirando a própria vida por não suportarem viver na humilhação a que foram expostos, mas aos que amam ao Senhor e confiam na Sua Palavra e nos Seus desígnios, Ele dá a certeza de que está no comando da situação e mais dia menos dia tudo se resolverá, tudo entrará novamente nos trilhos, a bonança finalmente os alcançará e eles poderão desfrutar da alegria de terem permanecido fiéis Àquele que os criou à Sua imagem e semelhança.
Querido amigo nunca desista, mesmo que as lutas pareçam difíceis de superar esteja certo de que Deus, em quem temos a certeza do cuidado e do amor manifestado a cada um de nós, te ajudará a superar as dificuldades que surgirem em sua caminhada com confiança e a certeza de dias melhores.
Sempre juntos em Jesus
A. Carlos

(Texto extraído do livro: "Na Dimensão do Espírito"- Volume I - Autoria: Antonio Carlos da Cunha)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...