sábado, 29 de setembro de 2018

Feridas da alma. Quem pode curar?


Feridas da alma. Quem pode curar?

Gosto muito de observar os exemplos de homens e mulheres que ao longo da vida tiveram ou têm experiências transformadoras com Deus. Muitas vezes, eles nos mostram que até mesmo homens poderosos aos olhos humanos podem trazer dentro de si chagas profundas, que ninguém, a não ser o próprio Deus pode curar.
Em muitos casos, essas enfermidades não são visíveis a olho nu, mas trazem em si mesmas um histórico de lutas e sofrimentos íntimos que desnudam seus portadores quando se põem em condições para serem tocados pela graça Divina.
Um desses exemplos é a história do General Naamã descrita no Livro de 2Reis 5.1-14.
O texto nos fala acerca de um general chamado Naamã, que fora usado por Deus para dar vitória aos sírios contra o Seu próprio Povo: Israel. Este homem era muito importante em seu país e era o braço direito do rei da Síria.
Não é difícil imaginar o seu dia a dia: As pessoas quando o viam caminhar ou cavalgar em seu vistoso corcel pelas ruas das Cidades ou no interior do Quartel que comandava, olhavam-no e ficavam maravilhadas com seus grandes feitos, suas grandes conquistas militares. Sem sombra de dúvidas, era admirado e bajulado por todos que encontrava pelo caminho. As pessoas queriam ficar ao seu lado nem que fosse apenas para ouvir suas estratégias de guerra, os relatos sobre suas conquistas e a demonstração de valentia e dedicação ao seu rei. De fato, o grande General Naamã era uma celebridade local.
Todavia, o que ninguém imaginava, exceto os de sua própria casa, era o que havia por baixo de sua gloriosa armadura. Por fora: prestígio, honra e glória humana, mas por dentro: podridão, dor, sofrimento e vergonha.
Quando dominaram Israel, as tropas da Síria levaram como escrava uma menina judia para trabalhar na casa do general Naamã. Essa menina ao presenciar os sofrimentos pelos quais passava o seu senhor, falou com a sua esposa acerca de um homem de Deus que havia em Samaria – uma das cidades de Israel – chamado Eliseu e disse-lhe que se o general Naamã fosse falar com ele certamente voltaria curado.
Aquele homem desesperado, que havia buscado a cura de sua enfermidade em tantos lugares sem obter sucesso, certamente deve ter pensado: “não me custa nada tentar mais uma vez..., quem sabe poderei ficar livre deste mal que me causa tanto sofrimento”...
Decidido, comunicou ao rei da Síria o seu desejo: queria conhecer aquele profeta. Prontamente, o rei o enviou juntamente com uma carta destinada ao rei de Israel, dizendo que ele deveria promover o encontro, pensando que dinheiro e poder pudessem comprar a cura de seu valoroso general.
Ao ler a carta, o rei de Israel ficou apavorado com a situação, pois acreditava que o rei da Síria estava tentando derrubá-lo do poder. Afinal era rei, mas não era Deus. Como poderia tomar o lugar de Deus e ordenar ao profeta que curasse o general?
Calmamente Eliseu ouviu a história e falou ao rei de Israel: “deixe este general vir aqui e ele verá que há profeta em Israel”.
Naamã chegou com sua imensa comitiva. Cheio de arrogância, achando-se o maioral; acreditando que isso impressionaria Eliseu, mas Eliseu não quis nem conversar com o ele. Simplesmente enviou-lhe um bilhete dizendo que fosse banhar-se sete vezes no rio Jordão.
Como era de se esperar, Naamã ficou louco da vida quando recebeu o recado e disse: “Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? não poderia eu lavar-me neles, e ficar purificado?” Diante daquilo que considerou uma afronta, resolveu voltar para casa a fim de esgoelar a pobre menina que o fizera passar por toda aquela humilhação. Certamente, acreditava que para ser curado teria que fazer um monte de coisas, que o profeta deveria fazer uma série de malabarismos ditos espirituais ou pronunciar algumas palavras “mágicas”. Não era possível que só o fato de banhar-se sete vezes naquele rio sujo poderia curá-lo de sua terrível enfermidade. Isso era ridículo!... Pensou ele.
Seus servos, porém, o aconselharam a fazer o que o profeta dissera. Afinal, não custava nada, eles já estavam lá mesmo. Quem sabe não daria certo?
Rendendo-se diante de tanta insistência, Naamã foi banhar-se conforme havia sido pedido. Agora, movido não mais pelo orgulho ou pelo dinheiro, mas pela fé, começou a banhar-se e, ao final dos sete banhos, foi totalmente purificado e a sua pele, antes leprosa, ficou limpa como a de uma criança.

Precisamos entender de uma vez por todas que Deus não faz acepção de pessoas. Nunca fez e nunca fará! O Seu desejo é sempre prover as necessidades daqueles que O buscam com sinceridade de coração.
Aos olhos do povo de Israel, Naamã era o temível inimigo a ser vencido, mas aos olhos de Deus era o instrumento a ser usado para colocar Israel nos eixos.
Assim como Naamã, às vezes nos revestimos com a armadura da incredulidade. Achamos que o nosso mal não tem cura, e quando uma porta se abre acreditamos que o dinheiro é quem poderá resolver tudo e assim buscamos em tantos lugares a cura para o nosso mal.
O problema enfrentado por Naamã era a lepra que o corroía por dentro e já estava começando a se manifestar por fora. E o seu problema neste momento, qual é? Angústia? Solidão? Saudade de um ente querido que se foi e você não pôde fazer nada para impedir a sua partida deste mundo?
Talvez você esteja simplesmente se arrastando pela vida, tendo altos e baixos, alternando momentos de alegria e de tristeza, de vitórias e de derrotas, de espiritualidade e de mundanismo...
É aquela dor no peito que apesar do cansaço físico não o deixa dormir a noite...
É aquele frio no estomago, misto de medo e ansiedade que você não sabe determinar a origem...
E como não conseguiu dormir direito, o seu dia já começa mal e você vai se arrastando para o trabalho, e o problema parece não ter fim.
Por fora uma roupa bonita, o perfume suave e marcante, mas por dentro o coração quebrado, angustiado e esmagado por um sentimento que você não consegue definir. Um buraco na alma que você não consegue preencher.

Você está ou já se sentiu assim em algum momento de sua vida?
Se a sua resposta for sim, gostaria que você cresse que quando confiamos em Deus e nos colocamos em Suas mãos, as nossas feridas são curadas, as dificuldades são superadas e as lutas são vencidas.
A Palavra de Deus em Mateus 5.21-34 narra a história de uma mulher que sofria de uma hemorragia havia doze anos e já havia gasto tudo quanto possuía com médicos que não a puderam curar. Quando ela viu Jesus caminhando em meio a multidão buscou simplesmente tocar no seu manto para ser curada.

Jesus percebendo que de Si havia saído virtude, perguntou quem o havia tocado.
A princípio ela ficou calada, mas diante da insistência do Senhor declarou o que havia feito e por que.
Jesus disse àquela mulher: Mulher fica livre desse teu mal!
Duas situações distintas: um homem poderoso que acreditava poder comprar a cura divina e uma mulher que acreditava que o simples tocar na orla do manto de Jesus já seria suficiente para que ficasse curada.
Meu irmão ou minha irmã, a Palavra de Deus em João 3.16 diz que “...Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
 Isaías 53.4 diz: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
Jesus entregou-se por nós. 

Somente Ele pode curar a “lepra” dos nossos sentimentos enganosos.
Apenas Ele pode fazer estancar o fluxo de ódio que muitas vezes povoa a nossa mente e corrói a nossa alma.
Ele é o único que pode preencher este vazio que existe em nosso peito.
Através dos exemplos contidos na Bíblia, aprendemos que muitas vezes as piores e as mais terríveis enfermidades não são as que contaminam e destroem o corpo físico, mas aquelas que impregnam o nosso interior, a nossa alma e são elas que necessitam ser purificadas e curadas em nossas vidas.
Feridas da alma, frequentemente doem mais que enfermidades físicas, porque produzem efeitos que se prolongam pela vida inteira.
Se você se identificou com o que dissemos e deseja curar esta enfermidade, tenha a certeza de que o melhor caminho é apresentá-la sinceramente diante de Deus e pedir-Lhe que a cure o quanto antes. Pode ter a certeza de que antes que você abra seus lábios Ele já estará atendendo o seu pedido. Afinal Ele é o Médico dos Médicos e Seu diagnóstico e remédio são sempre Perfeitos.
Feridas da alma necessitam de medicamento imediato, portanto, busque a sua cura o quanto antes.
Se você que está lendo essa reflexão se identificou com as palavras que o Senhor colocou em nosso coração e ainda não entregou a sua vida nas mãos de Jesus eu quero lhe fazer um convite: Entregue o seu coração a Jesus e deixe que ele cuide de você e dirija seus passos, e Ele curará as feridas mais intimas de sua alma e não apenas isso, Ele te dará a salvação e o direito de viver em sua companhia por toda a eternidade, porque “Ele veio buscar e salvar o perdido” como disse em Lucas 19.10. Ele te mostrará o quanto você é importante e revelará todo o amor que deseja derramar sobre a sua vida.
Confie nEle. Ele é Fiel para cumprir a Sua Palavra. Nele podemos confiar sempre, pois Ele se entregou voluntariamente para morrer naquela cruz pelos nossos pecados, para que você e eu tenhamos, ao reconhecer nesse ato de tão grande amor, a oportunidade de ver os nossos pecados perdoados e o direito de vivermos em intimidade eterna em Sua companhia.

Faça essa oração comigo e creia que Ele cuidará de você e dos seus.

           Senhor Jesus, eu creio de todo o meu coração, que és o Filho de Deus, que veio a esse mundo e foi morto na Cruz do Calvário para resgatar os meus pecados. Eu reconheço que sou pecador e peço perdão a Ti pelos meus pecados. Senhor Jesus eu O reconheço como meu Salvador pessoal e quero morar nos céus com o Senhor. Toma conta de mim, dirige os meus passos e me batiza com o Espírito Santo para que eu possa testemunhar desse teu amor por mim. Eu te agradeço por me receber e me dar o direito de ser chamado filho de Deus. Amém!
Se você fez essa oração eu o convido a procurar uma Igreja Evangélica e começar a conhecer o que Deus tem para você. Estude sempre a Palavra de Deus, a Bíblia. Nela você encontrará tudo o que necessita para ter uma vida vitoriosa com Cristo.
Que Deus o abençoe ricamente.
Sempre juntos em Jesus.
A.Carlos

(Texto extraído do livro "Na Dimensão do Espírito - Volume I" - Autoria: Antonio Carlos da Cunha)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...