sábado, 2 de outubro de 2021

Projeto Procurando os Perdidos. Quem somos e a que nos propomos.


Projeto Procurando os Perdidos.
Quem somos e a que nos propomos.



QUEM SOMOS

            Converti-me ao Evangelho em 1994 e nesse mesmo ano iniciei meus estudos teológicos no Seminário Teológico Batista Nacional. Formei-me Bacharel em Teologia em 1997, sendo inclusive orador da minha turma.
            Desde a minha conversão participei da liderança da Igreja na qual congreguei por dezoito anos. Duas atividades falavam mais alto ao meu coração: Oração e Evangelização.
            Por volta do ano 2.000, por razões profissionais, eu viajava por diversos Estados e nunca faltaram oportunidades para declarar Jesus às pessoas com as quais eu mantinha contato.
            O desejo de ampliar meu campo de ação aumentou bastante quando tomei contato mais íntimo com a Internet. Era o período dos Blogs e acreditei que essa seria uma oportunidade para alcançar mais vidas e propagar com mais eficácia e velocidade a mensagem salvadora de Jesus Cristo. Em 2007 criei o blog “Procurando os Perdidos” e através dele pudemos alcançar vidas e expandir nossa área de atuação até o Campo Missionário. Nesse período enviávamos nossos pedidos de orações e de ajuda missionária através de e-mails.       Foi nesse período que adquirimos nosso primeiro domínio na Web.
            Os contatos foram aumentando na medida em que as pessoas alcançadas divulgavam nossos pedidos para amigos, parentes e irmãos das Igrejas que contatávamos. O trabalho tomou uma dimensão maior que esperávamos para o momento, pois não dispúnhamos de recursos financeiros nem a colaboração da Igreja. Os esforços ficavam a cargo de duas pessoas: Eu e meu amado irmão Serginho, que desde o início foi um dos maiores incentivadores desse Projeto.
            Em 2010 decidimos aumentar o número de informações a serem divulgadas. O Blog era insuficiente para atingir os objetivos propostos e em razão disso surgiu o “Informativo Procurando os Perdidos”. Nele poderíamos não apenas pedir orações pela Igreja Perseguida e pelos Povos Não Alcançados, mas também divulgar o trabalho de missionários ligados a algumas agências e Juntas missionárias.
            Lembro-me de que na época, alguns ironizavam nosso trabalho, dizendo que só um louco ou fanático se disporia a elaborar um Informativo semanal e distribuí-lo a aproximadamente 4.000 contatos espalhados por diversos países. Felizmente essa “loucura” colaborou bastante para a divulgação de alguns trabalhos que hoje se solidificaram e deram os frutos desejados.
            Infelizmente, apesar de nossos sinceros desejos de colaborar com o Campo missionário, acabamos abrindo mão desse expediente. Embora ainda mantivéssemos contato com alguns missionários, os Informativos pararam de ser elaborados e divulgados.
            Hoje conseguimos nos reestruturar para fazer valer o que proferimos em nosso discurso de formatura e que consta na íntegra na sessão “Testemunho Cristão” desse Informativo: “Hoje principiamos uma nova fase do aprendizado, pois temos diante de nós o desafio do trabalho na obra da evangelização. O tempo é agora! A ordem expressa do Senhor aos seus servos é: levem ao homem pecador a mensagem salvadora da cruz. Aquele que nos chama continua clamando: A quem enviarei? Que o próprio Deus nos dê graça para que respondamos: Eis-me aqui, envia-me a mim”.
            O Projeto Procurando os Perdidos surgiu no coração de Deus e cremos que se transformará em uma ferramenta para colaborar com o campo missionário e com evangelização urbana.
            Existem quatro maneiras de se cumprir a ordenança do “Ide” de Jesus:
            1- Indo para o campo missionário, seja ele local ou transcultural;
            2- Orando por aqueles que atenderam o chamado para a evangelização e por aqueles que serão alcançados por ela;
            3- Contribuindo para a manutenção dos obreiros e dos necessitados que se converteram ao Senhor; e
            4- Divulgando de todas as maneiras possíveis, quer sejam feitas de forma pessoal ou virtual.
            Um ministério de intercessão e colaboração missionária não tem que necessariamente estar vinculado à alguma denominação ou Igreja local. Entendemos que as pessoas responsáveis devem estar sob a direção e a cobertura espiritual de um pastor e seguimos à risca esse entendimento. Sendo interdenominacional, o Projeto tem liberdade para colaborar com missionários de diversas agências, Igrejas ou Juntas missionárias e isso contribui para que não haja embaraços no momento de contribuir com os que mais necessitam: os missionários e os convertidos.
            Hoje, transpusemos mais um degrau na escala da visão que o Senhor nos concedeu. A partir deste momento, o Projeto Procurando os Perdidos não se limitará apenas em interceder em orações pelo Campo Missionário ou distribuir seus folhetos evangelísticos na evangelização urbana, mas empenhará prioritariamente todos os seus esforços para colaborar com o Projeto Kunhimela com sede em Maputo – Moçambique, mantido pelos missionários Lízias Cabral Filho e Alessandra Lacerda.
            Por que escolhemos o Projeto Kunhimela para nos envolvermos com mais intensidade?
            Em primeiro lugar porque acabou sendo resposta de oração e também porque conhecemos não apenas o Projeto Kunhimela, mas os seus responsáveis há quase uma década. Sabemos do comprometimento, da abnegação e da resiliência empregadas para que o mesmo chegasse onde está.
            A partir deste Informativo teremos uma seção exclusiva para as informações referentes ao Projeto Kunhimela e em breve estaremos publicando uma Edição Especial contando a história, as lutas, as superações e as vitórias alcançadas.
            O mundo jaz no maligno e é nossa obrigação como servos do Senhor, cumprir com nosso dever: usar de todos os meios disponíveis para propagar a mensagem salvadora do Evangelho e para alcançar vidas para o Reino.
            O tempo urge! A hora é agora! Não menosprezemos o chamado do Senhor. Arregacemos as mangas e partamos para o trabalho. O campo precisa ser semeado.           
            Façamos a nossa parte!

INFORMATIVO PROCURANDO OS PERDIDOS

            Semanalmente elaboramos um Informativo que tem por objetivo:
            1- Organizar um grupo de orações intercessórias pelo Campo Missionário em todas as suas ações: Igreja Perseguida, Povos não Alcançados, Igrejas Sofredoras, Missionários, Líderes que necessitem de uma intervenção divina para exercer seus ministérios e relevantes situações pessoais dos irmãos;
            2. Divulgar o trabalho Missionário desenvolvido pelos missionários Lízias Cabral Filho e Alessandra Lacerda através do Projeto Kunhimela, localizado na cidade de Matola, província de Maputo, Moçambique- África;
            3. Desenvolver uma conscientização no seio das Igrejas para a necessidade de colaborar efetivamente com Missões quer sejam locais ou transculturais.

A QUE NOS PROPOMOS

            Nossa caminhada cristã nos impulsiona a ampliarmos as nossas tendas.
            Continuaremos intensificando nossa busca para formar grupos de orações pelos diversos Campos Missionários: Igreja Perseguida, Povos não alcançados, Missionários e Ministérios ligados às diversas Juntas Missionárias.
            Estaremos atuando em duas frentes principais: Evangelização Urbana em parceria com as Igrejas locais, e Missões transculturais com ênfase no trabalho infantil através do Projeto Kunhimela.
            Entendemos que em determinadas regiões onde a resistência à Evangelização por parte dos adultos for muito intensa, a mesma pode iniciar-se através das crianças. Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. (Pv 22.6), ensina-nos a Palavra de Deus, a Bíblia. Nunca nos esqueçamos de que Ela é e tem sempre a resposta para tudo e é, portanto a melhor orientação para o que buscarmos.
            Esse é o caso enfrentado pelos Missionários Lízias e Alessandra, e os obreiros do Projeto Kunhimela.             A resistência por parte dos adultos é muito grande, mas nesses anos todos estão conseguindo formar uma geração de crianças que no futuro estabelecerá um novo tempo para a região onde residem.
            Kunhimela, é uma palavra da língua changana que significa "ESPERANÇA".
            Esperança é o que nosso coração deseja transmitir a partir de iniciativas que fomentem oportunidade de um futuro para as famílias moçambicanas atendidas por esse projeto.
            Há mais de oito anos desenvolvemos atividades em apoio à população carente nos mais diversos âmbitos, destacamos:
- reforço escolar;
- Alimentação;
- Teoria e prática musical (violão, teclado e canto);
- Artes (pintura, costura e artesanatos);
- Inglês;
- Esportes (jiu-jítsu e futebol);
- Palestras e atividades em apoio à comunidade (encontro de família, dia de lazer, promoção de higiene oral, bazar de novos e usados entre outros).
Todas essas atividades são realizadas nas dependências da igreja, onde temos os nossos cultos evangelísticos, discipulado, escola bíblica dominical e atendimento pastoral.
O PROJETO ESPERANÇA é uma iniciativa sem fins lucrativos e precisa de apoio financeiro para que continuemos a desenvolver as atividades já realizadas bem como ampliar as oportunidades já oferecidas. Por essa razão a sua colaboração é imprescindível para que outras crianças também aprendam a sorrir e enxergar um futuro melhor. Seja um de nossos agentes da esperança e abrace essa causa!

FORMAS DE COLABORAR
            Existem diversas formas de colaborar financeiramente com o Projeto Kunhimela, através do Projeto Procurando os Perdidos.
            a) Doações para trabalhos específicos como é o caso da campanha “Adote uma criança”.
            Nessa modalidade, o doador efetua um único depósito bancário para aquisição do material escolar de uma criança matriculada no Projeto.
            b) Tornar-se Padrinho.
            Ao “apadrinhar” uma criança matriculada no Projeto Kunhimela, o padrinho efetuara depósitos regulares para colaborar na manutenção desta criança.
            c) Tornar-se um Mantenedor.
            Doações regulares que visam não apenas o sustento e a cobertura das necessidades dos missionários e obreiros envolvidos no Projeto, mas também levantar recursos para ampliar a área de ajuda, não apenas para as crianças matriculadas, mas também para os necessitados das imediações. Igreja fora dos portões deve ser sempre praticada por aqueles que desejam alcançar vidas para o Reino.
            d) Compra de livros e folhetos evangelísticos
            O Projeto Procurando os Perdidos disponibiliza diversos títulos para folhetos e livros em forma de e-book ou impressos.
            Ao adquirir esses produtos, o lucro dos mesmos é destinado para ampliar a área de atuação do Projeto, objetivando estruturá-lo a fim de que o mesmo promova cursos, palestras e workshops com o fim específico de orientar, preparar, discutir e conscientizar Igrejas e seus membros em relação à necessidade da Evangelização local e transcultural.

QUE VALORES DOAR

            As doações serão determinadas pelo doador, exceção feita ao caso do “Adote uma criança” elencada no item “a” das “formas de colaborar”, onde o valor é anunciado nos materiais promocionais do Projeto Kunhimela. O valor varia de um período escolar para outro em razão da flutuação do mercado para esses produtos.

COMPROMETIMENTO FINANCEIRO

            É importante que o doador conscientize-se da necessidade da sua doação. Ao oferecer-se como padrinho ou mantenedor do Projeto Kunhimela, isso faz com que os responsáveis pelo Projeto organizem suas frentes de trabalho, contando com a entrada daqueles recursos. Temos notícias de diversos missionários que em muitas ocasiões tiraram do próprio sustento para não permitir que a obra parasse ou que o trabalho planejado não se realizasse. A não realização de um trabalho agendado por um projeto missionário ou Igreja local pode gerar insegurança quanto ao comprometimento dos envolvidos e isso poderá fatalmente levar a uma diminuição daqueles que são assistidos e orientados pelo Projeto.
            Quem se propõe no coração ajudar na Obra Missionária, não pode negligenciar sua decisão, pois muitas pessoas e situações dependem dessa contribuição para continuar existindo. Comprometimento financeiro com a Obra Missionária mostra maturidade, desprendimento e acima de tudo: amor pelas almas que se perdem.
            Lembremo-nos de que a Obra de evangelização foi dada a todos nós que fomos alcançados pela mensagem salvadora da cruz do calvário, mas o nosso impedimento para realizá-la não pode servir de justificativa para que não colaboremos com aqueles que receberam o chamado, largaram tudo para trás, se prepararam e se dispuseram a enfrentar os desafios, perigos e incertezas que cabiam a cada um de nós.
            Olhemos para os missionários e seus projetos com amor e não menosprezemos a oportunidade que o Senhor nos oferece para servir.
            Colabore com alegria.
            Envolva-se com amor.
            Ore com fervor.
            Divulgue e arrebanhe almas e mantenedores com dedicação.
            Que o Senhor possa estar sempre conosco, nos dando sabedoria, entendimento, desprendimento e comprometimento com a Obra Missionária.
            Sempre juntos em Jesus
            Antonio Carlos, aprendiz de servo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...