domingo, 1 de dezembro de 2019

REVISTA PROCURANDO OS PERDIDOS - ANO I - Nº 10


CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA GRATUITAMENTE O DOWNLOAD DO ARQUIVO EM PDF


Carta ao leitor

Graça e paz!
 “O entendimento, para aqueles que o possuem, é fonte de vida; mas, para o insensato, a sua estultícia lhe é castigo”. (Pv 16:22).
E o que vem a ser “entendimento”? Entendimento é a capacidade que temos para avaliar as coisas, para compreendê-las e isso nos leva ao significado de compreensão: Compreensão é um processo psicológico que indica o entendimento do significado de algo. De acordo com a taxonomia de Bloom, é uma das habilidades do domínio cognitivo que solicitam a interpretação de um contexto, ou imprimem, a ele, um significado.
Talvez, “interpretar o contexto” do que vem ocorrendo no seio da igreja de algumas décadas para cá, seja a maior dificuldade do povo de Deus. A Palavra de Deus em Isaías 5:13 diz que o povo estava sendo levado cativo porque lhe faltava entendimento, ou seja: viam tudo o que estava acontecendo, mas acreditavam que eram coisas normais e que não estavam contrariando a Deus. O mesmo vem ocorrendo com o corpo de Cristo: Muitos são levados pelos ventos de doutrinas que surgem a todo instante e dão a elas um caráter divino; quando não passam de exteriorizações mentais de líderes que pouco ou nada compreendem das Escrituras, são artimanhas que são postas em prática de forma deliberada com o único propósito: alavancarem vantagens financeiras e poder a esses líderes.
Sincretismo é a reunião de doutrinas diferentes, com a manutenção de traços perceptíveis das doutrinas originais. Possui, por vezes, certo sentido pejorativo na questão da artificialidade da reunião de doutrinas teoricamente incongruentes entre si. Normalmente víamos esse tipo de união entre o Catolicismo Apostólico Romano e as religiões africanas, mas infelizmente, esse comportamento tem sido recorrente no meio evangélico e por essa razão decidimos falar sobre o “Sincretismo Evangélico” nesta Edição. Tão danoso quanto as seitas que surgem a todo instante, esse tipo de religiosidade tem feito com que boa parte das igrejas seja composta de crentes desnutridos e mais voltados para crendices populares do que para o que nos ensina a Palavra de Deus.
Falta-lhes entendimento para perceberem que estão sendo enganados por seus líderes. São cegos que estão sendo guiados por líderes cegos e sem caráter. Mas para esses liderados o que de fato importa é se sentirem bem, mesmo que o que pratiquem os distancie do verdadeiro propósito da igreja: estabelecer o Reino de Deus, com o fim de alcançar vidas para este reino.
Na “Reflexão da Semana” com o título: “Presença de Deus”, perceberemos que apesar de congregarmos regularmente em uma igreja local, de lermos a Palavra e termos comunhão com os irmãos, podemos muitas vezes estar tendo dificuldades para perceber que Deus está de fato ao nosso lado. Isso aconteceu com Jacó e pode acontecer com qualquer um de nós. Que visão temos tido da presença de Deus em nossas vidas? Aprendamos com ele a identificarmos a presença divina em nossas vidas e sejamos transformados como ele também o foi no Vale de Jaboque.
Não deixe de enviar suas críticas, elogios e sugestões pelo email contato@procurandoosperdidos.com.br ou através de nossas redes sociais. Sua opinião e sugestões são extremamente importantes para que possamos melhorar cada vez mais as informações que disponibilizamos por aqui.
Boa leitura!
Sempre juntos em Jesus.
Antonio Carlos, aprendiz de servo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...