segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Natal x Violência: podemos mudar esse quadro?


Todos temos ouvido e acompanhado, estarrecidos, as notícias que cercam o caso do padrasto que introduziu agulhas de costura no corpo de seu enteado.

Uma mente lúcida não poderia articular uma maldade como essa diriam alguns.
Outros, mais espirituais, devem estar dizendo que isso só pode ser coisa do diabo, porque uma pessoa normal não poderia por si mesma nem pensar em cometer tal desatino.
João disse que o mundo jaz no maligno (1 Jo 5.19), quer dizer está morto nas mãos do diabo. Ele disse isso para nos alertar acerca das coisas que esperam aqueles que são alcançados pela graça redentora de Deus e que acabam travando uma luta espiritual com as hostes malignas que reinam nesse mundo.
Sei que o inimigo está o tempo todo procurando influenciar o mundo para que se distancie de Deus e se apegue às torpezas por ele engendradas e não são poucas as pessoas que caem em suas armadilhas, mas tornou-se lugar comum transferir a nossa culpa ao diabo, espiritualizando assim uma maldade material, física, que muitas vezes nada tem de influência maligna, sendo antes puro desvio de conduta humana. Nos crimes mais violentos é comum ouvir-se a frase: “eu não me lembro de nada do que aconteceu...”; “naquele momento eu ouvi uma voz me mandando fazer aquilo... e quando dei por mim já era tarde.”


Esse caso não foi diferente.

Que existem rituais de magia negra nos quais vidas humanas são sacrificadas, todos sabemos, mas muitos de nós não queremos nem admitir a idéia com medo de sermos “amaldiçoados” pelo inimigo. E alguns ainda dizem que crêem em Deus e que a Ele pertencem. Pobres coitados os que assim pensam, pois se o nosso Deus que criou todas as coisas, em quem reside todo o poder do Universo não é capaz de nos livrar das armadilhas desses grupos, a quem servimos então?
Esse foi um trecho da confissão do padrasto da criança:
“O padrasto da criança, Roberto Carlos Magalhães Lopes, confessou para a Polícia que introduziu as agulhas no enteado e afirmou que queria se vingar da mãe do menino, Maria Souza Santos, que sentiria ciúmes dele com Angelina Capistana Ribeiro dos Santos. Ele acusou Angelina de participar do crime juntamente com a suposta mãe-de-santo Maria dos Anjos Nascimento, conhecida na cidade como Bia.” (http://www.vooz.com.br/noticias/cirurgia-realizada-com-sucesso-no-menino-das-agulhas-25122.html)



“introduziu as agulhas no enteado e afirmou que queria se vingar da mãe do menino,...”

Eis aqui o verdadeiro motivo dessa insanidade: vingança contra a mãe do menino.
Jesus nos advertiu que quando estivesse próximo o seu retorno o amor entre os homens diminuiria, esfriaria em função do aumento da iniquidade que se implantaria em muitos corações e a mesma advertência nos fez o apóstolo Paulo.

“E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.” (Mt. 24.12)

“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder.” (2 Tm 3.1-5)

Estamos nos aproximando do dia que a cristandade instituiu como sendo a data para a comemoração do nascimento do Senhor Jesus. Até mesmo os mais inocentes sabem que essa data nada tem a ver com a verdadeira data do nascimento do Senhor, mas ela está aí para comemorarmos. Comemorarmos?
É certo afirmarmos que nessa época as pessoas ficam mais sensíveis, mais amorosas, mais humanas, mas solidarias e uma notícia como essa acaba nos mostrando que a realidade do mundo é, infelizmente, muito diferente daquilo que idealizamos e necessitamos: um mundo de paz e de harmonia entre os homens.
Esse crime cometido contra uma criança inocente nos mostra a perversidade de um ser que se diz “humano” e que motivado pelo orgulho, pelo ciúme e pela maldade, não relutou em desferir todo o seu ódio por um ser que nada tinha a ver com os problemas que ele diz passar com a mãe do mesmo.
Daqui a algumas semanas poucas pessoas se lembrarão desse fato e novos episódios de violência contra crianças, adolescentes, mulheres, mendigos e por aí afora estarão estampando as páginas dos principais jornais do país e novamente nos perguntaremos: até quando?
Não precisamos esperar por mais esses surtos de violência para responder a essa pergunta, pois esse tipo de comportamento só será alterado quando os homens viverem durante todos os dias do ano os mesmos sentimentos que demonstram no dia de Natal, onde até mesmo muitos inimigos procuram se reconciliar na esperança de que possam viver em paz; quando olhamos para as crianças menos favorecidas pela vida e procuramos suprir as suas deficiências físicas e psicológicas da melhor maneira; quando procuramos agasalhar junto ao nosso peito o nosso irmão que está abandonado à própria sorte.
Parece que nesse dia realmente Jesus nasce em nossos corações e passamos a ser pessoas diferentes.
É como se estivéssemos andando pelas ruas da Galiléia ao lado do nosso Senhor, vendo como Ele tratava a todos e querendo imitar os seus gestos e atitudes.
Sabemos que a Palavra de Deus se cumpre integralmente e que nesses dias estamos vivendo esse desamor entre os homens, mas façamos a nossa parte para modificar essa situação, na esperança de que esses dias nunca mais se cumpram em nossas vidas e na de nossos semelhantes, onde possamos todos nos dar as mãos, independente da maneira pela qual buscamos servir a Deus, pois o desejo do Senhor é de que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da Verdade (I Tm 2.4) e não nos esqueçamos de que a fome, o desamparo, a violência, o abandono, a dor, a angústia, o desespero e a solidão não pedem carteira de identidade a ninguém, podendo dessa forma atingir a qualquer um de nós.
Que o Senhor nos ajude a vivermos o Natal todos os dias do ano como se o nascimento do Senhor ocorresse a todo instante em nossos corações, fazendo com que essa chama nunca se apague de nosso interior e que apesar de toda expectativa de que coisas piores virão, façamos do amor entre os homens o motivo principal de nossas orações ao Senhor na certeza de que Ele nos ouvirá e que possamos num futuro bem próximo a uma só voz louvá-Lo e bendizê-Lo por todas as bênçãos que Ele nos concedeu e vejamos cumprir em nós a paz que excede todo entendimento e façamos coro aos anjos quando disseram:
“O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.” (Lucas 2.10-14)
Que o Senhor nos abençoe hoje e sempre, dando-nos um coração dócil e amoroso à semelhança do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Sempre juntos em Jesus.
A.Carlos

2 comentários:

  1. Hola, Deus te abençoe! Feliz Navidad

    ResponderExcluir
  2. "A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio
    de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida"

    * Amigo de Cristo - Amigo de Cristo
    deseja a seus Amigos
    um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de Paz,
    Amor, Saúde e Amizade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...